Você já viajou de trem?
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sexta, 03 de outubro de 2025

Talvez sim, talvez não. Muitas pessoas talvez só conheçam o trem pelo cinema. Estaria isto certo ou errado? Não sei a resposta. A verdade é que muitos países desenvolvidos dão ao trem a preferência para o seu transporte. Por quê? Simples, porque é o transporte mais seguro, mais barato e mais cômodo. Tanto para as pessoas, como para as mercadorias. Particularmente, cada um responderá que não usa o trem porque ele não existe na sua localidade. E esta á a dura verdade. Culpa de quem?... De nós!

Os Estados Unidos e a Rússia têm as dimensões quase idênticas as do Brasil. Só que na Rússia, 40% do transporte é feito através do trem. Nos Estados Unidos 35%. No Brasil, mal chega a 20%. Os Estados Unidos possuem uma malha ferroviária de 226 mil Km. A Rússia chega 105 mil Km e o Brasil, magros 30 mil.  E ainda temos de lembrar que boa parte desta ferrovia é herança de Dom Pedro II. Pouco aumentamos com o advento da República. Parece que agora, muito devagarinho, estamos acordando. Há conversas de uma ferrovia, a Norte-Sul, que ligaria o país com trens. O transporte por rodovias no Brasil chega a 60%, sendo que a malha rodoviária é de 1,7 milhões de Km. Está sendo construída uma ligação férrea de Porto Alegre a Gramado, com extensão de 84 Km, ao custo de R$ 4,5 bilhões, para ser inaugurada em 2032. A obra será de uma empresa privada, com direito à exploração por 99 anos.  (CP 14/08/25)

Vejam as vantagens do transporte sobre trilhos, no lugar das rodovias. Primeiro, é muito mais SEGURO. Na segunda-feira, os noticiários falam sobre os acidentes da semana, geralmente produzidos por colisões entre ônibus, caminhões e automóveis. E nem devemos lamentar os prejuízos materiais, pois o que o faz chorar são as vidas que se perderam. Às vezes, famílias inteiras foram destruídas dentro do próprio carro. Segundo, é muito mais ECONÔMICO. Enquanto num só vagão pode ser transportada uma carga de 4 caminhões, façam o cálculo quanta mercadoria pode ser puxada por um trem com oito, dez ou 12 vagões. E o maquinista do trem é um, ao passo que motoristas são necessários uma dúzia ou mais. E nem vamos falar dos gastos em combustível, pneus e carrocerias. Terceiro, é bem mais CÔMODO e agradável usufruir o trem, onde o passageiro dispõe de serviço alimentício, de higiene e acomodação.

Temos que salientar que a construção de uma ferrovia, embora mais onerosa do que a rodoviária, tem uma duração de vida extraordinariamente maior. E sem contar que as rodovias, pode-se afirmar, todos os anos, estão a exigir reparos e conservação. Eu não sei se é o lobby das montadoras em cima dos nossos deputados e governantes. Mas algo existe que impede o Brasil avançar neste meio de transporte. Não é possível que neste continental território não surja uma voz que faça emplacar o trem. Que se espichem trilhos pelo país a fora, de norte a sul, de leste a oeste a fim de podermos degustar um transporte econômico e que impeça os acidentes diários, a maioria evitável se usássemos trens. Foi com Juscelino Kubitschek que as montadoras se ergueram e passaram a trafegar em cima do asfalto por ele construído. Que surja um outro JK que espiche trilhos pelo País, em cima dos quais as locomotivas e os vagões carreguem o PROGRESSO, por enquanto apenas expresso na Bandeira Nacional.

 

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