Ecos da Tradição
Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 07 de novembro de 2025

9º ENECAMP  E 33º ABERTO DE ESPORTES I – Iniciou oficialmente ontem, sexta-feira, mais uma edição dos Esportes Campeiros do Rio Grande do Sul, com um Congresso Técnico. A cidade de Marau está acolhendo com muita organização as delegações de esportistas dos quatro cantos do estado. Os jogos iniciam sábado, com disputa das seguintes modalidades: Bocha Campeira, Bocha 48, Solo, Tava, Tetarfe, Truco Cego, Truco de Amostra. Os jogos tem continuação no domingo até as primeiras horas da tarde.

 

9º ENECAMP  E 33º ABERTO DE ESPORTES II–Paralelo aos esportes campeiros, acontecerá a disputa da Taça da Integração Manoelito Carlos Savaris, da qual participam coordenadores, vice coordenadores, conselheiros do MTG e convidados. Será jogada a Bocha Campeira, Bocha 48 e Tetarfe.

 

9º ENECAMP  E 33º ABERTO DE ESPORTES III – Os Esportes Campeiros desse ano trazem outra inovação: oficina de resgate do jogo de bolita e de bodoque, dois brinquedos que fizeram a alegria da infância de muitos gaúchos. As oficinas serão realizadas no sábado e no domingo, paralelas aos demais esportes campeiros. Da mesma forma, no domingo pela manhã, estarão sendo ministradas palestras, promovidas pela gestão de prendas e peões da 7ª Região Tradicionalista, com direito a certificados aos participantes.

 

ENART/2025 I – Dia 14 , próxima sexta-feira, a tão esperada pré estreia da Invernada Adulta do CTG Rodeio da Querência acontece, num clima de muita espectativa. Haverá um jantar às 20h e 30 min, seguido da apresentação em primeira mão da nova proposta da invernada para este ano: “Entre o pó da estrada e o canto do tempo, o chão vai contar a história”. A coreografia de entrada e saída vai valorizar o carreteiro, importante figura humana que trouxe o progresso para as mais longínquas paragens.

 

ENART/2025 II – Os próximos 15 dias serão de muito ensaio para aparar as arestas da Invernada que nos representará no ENART em Santa Cruz do Sul. O quinto lugar conquistado no ano passado já deu um ar de respeito ao grupo que compõe o elenco adulto do CTG Rodeio da Querência. A espectativa para este ano é trazer uma colocação ainda melhor, garantindo mais uma vez a classificação para o próximo ano. Se depender do empenho e das longas horas de ensaios, a invernada merece estar entre as primeiras do Grupo B mais uma vez.

 

ANIVERSÁRIO DA 28ª REGIÃO TRADICIONALISTA I – Próximo dia 15, será a vez de se dar o reconhecimento a todos que ajudaram a lançar o nome da 28ª Região Tradicionalista no cenário estadual no ano de 2025. A Coordenadoria da 28ª RT está comemorando 36 anos de fundação, com o desmembramento da Região-mãe, a 17ª, com sede em Palmeira das Missões. Nesses 36 anos de existência, a 28ª Região Tradicionalista sempre caminhou com passos firmes, e aos poucos se firmou como uma Coordenadoria bem organizada, participativa e principalmente, muito ordeira.

 

ANIVERSÁRIO DA 28ª REGIÃO TRADICIONALISTA II – A comemoração do aniversário da 28ª Região Tradicionalista iniciará dia 15 de novembro às 18 horas, no CTG Rancho Xucro de Ametista do Sul. Será concedida a Comenda Águas e Pedras para dois tradicionalistas que reconhecidamente muito fizeram pelo bem comum e pela cultura dentro da 28ª RT. Da mesma forma, cada entidade indicou dois tradicionalistas do seu meio, que também receberão um reconhecimento, através da Comenda Candeeiro da Tradição. Serão agraciados também os participantes da FECARS, da busca da Chama Crioula em Caxias do Sul, dos participantes do ENECAMP e do Aberto de Esportes, das prendas e peões que participaram dos concursos Estaduais, da Invernada Mirim do CTG Rodeio da Querência que participou do Enart Mirim. Esta é a oportunidade de darmos o reconhecimento a quem de fato levou o nome da 28ª Região Tradicionalista para o cenário estadual, sem medir esforços, e muitas vezes, com sacrifício e investimentos próprios. Após as homenagens, haverá um jantar e um fandango.

Fonte: