A Unidade Central de Educação Faem Faculdade (UCEFF) anunciou, na manhã desta terça-feira, 25, o encerramento das atividades no campus de Frederico Westphalen. A instituição firmou um Acordo de Cooperação com a Universidade Regional Integrada (URI/FW), campus de Frederico Westphalen, que passará a receber os estudantes. Os alunos do ensino presencial da UCEFF serão transferidos para a URI/FW – com preservação das condições acadêmicas e financeiras –, enquanto os das modalidades semipresencial e EAD concluirão seus cursos pela UCEFF. O anúncio foi feito na sede da URI/FW, com a presença do reitor da UCEFF, Leandro Sorgatto; e dos diretores da URI/FW, Elisabete Cerutti, Carlos Eduardo Blanco Linares e Alzenir José de Vargas.
Segundo Sorgatto, a decisão está relacionada aos incentivos estaduais oferecidos em Santa Catarina. “A política pública catarinense tornou mais viável concentrar nossas atividades no Estado. O governo catarinense implementou novas políticas de incentivo ao ensino superior, e entendemos que concentrar esforços no estado seria mais sustentável, em Itapiranga, e na possibilidade da abertura do curso de Medicina em Tenente Portela”, afirmou.
A diretora-geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, destacou o compromisso em garantir a continuidade acadêmica. “Estamos prontos para acolher os estudantes e assegurar que seus direitos sejam preservados”, afirmou.
Os termos do acordo preveem que os alunos mantenham as condições contratuais já acordadas com a UCEFF, incluindo valores de mensalidade e bolsas. “Não haverá prejuízo financeiro para as famílias”, assegurou o diretor-financeiro da URI/FW, Alzenir de Vargas. Nos próximos 60 dias, a UCEFF iniciará o processo de descredenciamento do campus junto ao Ministério da Educação. A URI/FW assumirá integralmente a oferta de ensino superior presencial na região.
A URI/FW emitiu uma nota destacando a decisão da parceria dom a Faem Faculdades. Confira:
NOTA OFICIAL DA URI/FW
A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Frederico Westphalen, há 55 anos, ainda como Fundação de Ensino Superior do Alto Uruguai (Fesau), implantou o Ensino Superior nesta parte do Estado, sempre acreditando na educação e no desenvolvimento da região. Com o mesmo intuito, em 1992, criou a URI, ampliando o número de cursos de graduação e de serviços à população. Nestes anos, a instituição sempre se manteve sendo referência no ensino, pesquisa e extensão, já tendo formado mais de 15 mil alunos e desenvolvido milhares de projetos em prol da comunidade regional. Com isso e pelo seu caráter comunitário, em função do reposicionamento estratégico da UCEFF Educacional de não mais atuar no Rio Grande do Sul, a URI firmou acordo para acolher os alunos em seus cursos, para que todos possam concluir com êxito sua formação.
A partir de hoje, a URI atenderá todos os acadêmicos até então matriculados na UCEFF de Frederico Westphalen, ressaltando sua responsabilidade com os projetos de vida das pessoas da região, recebendo-os com muita alegria, oferecendo ensino presencial e de qualidade, com a incumbência de conduzir este momento com o comprometimento que sempre teve em todas as suas ações ao longo de sua longínqua história.
Bem-vindos todos nossos acadêmicos, desejamos um semestre de muitas aprendizagens.
Elisabete Cerutti
Diretora geral da URI/FW
Frederico Westphalen, 25 de fevereiro de 2025.
Mais detalhes você confere nas edições digital e impressa do AU desta semana