O prefeito de Frederico Westphalen na manhã de terça-feira, 11, Orlando Girardi, acompanhado de uma comitiva, participou de audiência no Instituto Geral de Perícias (IGP) em Porto Alegre. Durante o encontro, o prefeito solicitou à diretora geral do IGP, Marguet Mittmann, a contratação de um médico legista para atender a região de Frederico Westphalen.
O pedido foi baseado na ausência de um profissional desde 2019, embora o Posto Médico Legal (PML) da cidade disponha de um espaço adequado para atendimento. A falta do médico legista tem gerado transtornos à comunidade, principalmente em situações delicadas, como falecimentos, quando a espera pela perícia tem sido excessivamente longa.
O prefeito também destacou a importância de Frederico Westphalen como um polo regional do Médio Alto Uruguai e sugeriu que o município ofereça suporte aos municípios vizinhos. Por isso, solicitou a contratação emergencial de um médico legista para suprir a demanda.
A deputada Covatti se posicionou em defesa da agilidade e dignidade no atendimento, para que a população não precise se deslocar para outras cidades em momentos difíceis. Durante a audiência, Marguet Mittmann confirmou que um pedido de contratação emergencial de três médicos e dois técnicos será encaminhado. O objetivo é atender a demanda do PML de Frederico Westphalen até a realização do concurso público que está sendo providenciado pelo Governo do Estado. Nos próximos dias, a solicitação será encaminhada pela Casa Civil para aprovação pelos deputados na Assembleia Legislativa, visando formalizar a contratação.
O prefeito Orlando foi acompanhado pelo secretário de Coordenação e Planejamento, Valdenir Antônio Cadore, pela vereadora Rubia Dal Puppo Mass, pela coordenadora regional de saúde da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS), Marly Vendruscolo, e pelo coordenador de comunicação Adelar de Freitas.