Entre a tarde da terça-feira, 8, e a manhã dessa quarta-feira, 9, as contas de WhatsApp dos prefeitos Alexandre Costa, de Cristal do Sul, e Gilmar da Silva, de Ametista do Sul, foram invadidas por terceiros que passaram a utilizar os números para aplicar golpes junto a contatos das autoridades municipais.
O prefeito de Cristal do Sul teve seu número comprometido na tarde do dia 8, quando os invasores passaram a enviar mensagens a pessoas conhecidas solicitando pagamentos e transferências via Pix em nome do gestor municipal. Já na manhã do dia 9, a assessoria de imprensa de Ametista do Sul comunicou oficialmente que o número do prefeito Gilmar da Silva havia sido igualmente hackeado, e orientou que nenhuma mensagem recebida do contato fosse respondida, tampouco fossem compartilhadas informações bancárias.
As administrações dos dois municípios informaram que as providências legais já estão sendo adotadas, com o objetivo de restabelecer o controle das contas e evitar novos prejuízos, além de alertar a população para que não responda a mensagens suspeitas nem realize qualquer tipo de transação financeira sem verificação prévia.