Publicidade
Esporte
Ex-centroavante do Inter Leandro Damião anuncia aposentadoria
Ídolo colorado estava sem clube desde o final de 2024; Damião foi campeão da Libertadores em 2010
Por: Pedro Costa
Publicado em: sexta, 11 de abril de 2025 às 16:17h
Atualizado em: sexta, 11 de abril de 2025 às 16:21h

Campeão da Libertadores com o Internacional em 2010, Leandro Damião anunciou sua aposentadoria do futebol aos 35 anos, nesta sexta-feira ,11, através de um vídeo publicado em suas redes sociais. Damião iniciou sua trajetória nos campos amadores de Santa Catarina, até chegar ao profissional pelo Atlético de Ibirama. Desde que deixou o Coritiba, em julho do ano anterior, estava sem clube. Ainda tentou encerrar a carreira no Inter, onde viveu seus maiores momentos, mas o retorno acabou não se concretizando.
 

Publicidade

Trajetória vitoriosa vestindo branco e vermelho 

O centroavante viveu inúmeros momentos de alegria vestindo a camisa do Internacional. O atacante chegou ao clube em 2009 e rapidamente se destacou, sendo peça-chave na conquista da Libertadores de 2010. Embora não tenha iniciado a competição como titular, foi ganhando espaço ao longo da campanha. Na grande final, começou jogando e, aos 43 minutos do primeiro tempo, abriu o placar, colocando o Inter no caminho da vitória por 3 a 2, resultado que garantiu o bicampeonato da história colorada.
Em 2011, conquistou também a Recopa Sul-Americana e se sagrou tricampeão gaúcho nos anos seguintes (2011, 2012 e 2013). Com 109 gols marcados, tornou-se o décimo maior artilheiro do clube, deixando seu nome eternizado entre os grandes do Internacional.
 

Nas más que eu te mostro que te amo igual

Após passagens por Santos, Cruzeiro e pelo futebol japonês, o camisa 9 retornou ao Internacional em agosto de 2017, em um dos momentos mais tristes e desafiadores da história do clube, que havia sido rebaixado pela primeira e única vez à Série B. Na campanha do acesso, Damião foi peça-chave. Com gols importantes, experiência e muita entrega, ajudou o time a garantir o retorno à elite do futebol brasileiro.
Em 2018, já com o Inter de volta à elite do futebol brasileiro, sob o comando de Odair Hellmann, sendo um dos principais destaques da equipe colorada, marcando 11 gols. O Colorado surpreendeu ao terminar o Brasileirão na 3ª colocação, garantindo vaga direta na Libertadores do ano seguinte.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai