Durante a Expofred 2025, prefeitos e lideranças da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) se reuniram no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella, em Frederico Westphalen. O encontro ocorreu no sábado, 2, na sede do Lions.
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, participou do evento representando o Governo do Estado. Na ocasião, apresentou investimentos e ouviu as principais demandas dos gestores municipais. "Os governos precisam ser demandados para melhorar os serviços públicos. Tudo o que pudermos fazer, faremos para fortalecer a ação em conjunto com os municípios", afirmou Souza.
Também estiveram presentes os secretários estaduais Edivilson Brum (Agricultura), Beto Fantinel (Desenvolvimento Social) e Vilson Covatti (Desenvolvimento Rural), além da deputada estadual Silvana Covatti e do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes.
As autoridades foram recepcionadas pelo presidente da Amzop e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, pelo prefeito de Frederico Westphalen, Orlando Girardi, e por outras lideranças regionais.
Durante o encontro, Balestrin entregou ofícios com solicitações ao vice-governador. Entre os pedidos, estão reforço em ligações asfálticas, celeridade em programas nas áreas de agricultura, esporte e desenvolvimento, além de medidas contra a estiagem.
"Esse encontro fortalece a parceria entre a Amzop e o Governo do Estado, aproximando nossa região das decisões e investimentos. Seguimos unidos por mais desenvolvimento para todos os nossos municípios", declarou Balestrin.
Também foi entregue um pedido de recursos para a obra de construção do setor de Oncologia e ampliação da Hemodiálise do Hospital Divina Providência (HDP), de Frederico Westphalen. A solicitação foi feita por Balestrin e pela presidente do hospital, Silvia Canan. "O governo está investindo R$ 14,3 bilhões até março de 2027. Esses recursos são fiscalizados pelo Tribunal de Contas da União. Estamos abertos a receber sugestões, críticas e contribuições para melhorar o trabalho em todo o Estado", acrescentou o vice-governador.