A Polícia Civil, através da 14ª DPRI, registrou na tarde de quinta-feira, 3, uma ocorrência envolvendo um homicídio consumado e duas tentativas de homicídio no interior do município de Alpestre. De acordo com as informações repassadas, as vítimas foram atingidas por disparos de arma de fogo durante uma suposta negociação de motocicleta em área rural. Um dos atingidos, homem indígena, foi executado no local. Em seguida, o corpo foi colocado em um veículo e incendiado.
Outras duas vítimas também foram baleadas, mas conseguiram sobreviver e acionar os órgãos de segurança pública. A partir da comunicação dos fatos, equipes da Polícia Civil e da Brigada Militar iniciaram diligências no local, que resultaram na identificação e prisão em flagrante de dois homens não indígenas, apontados como autores do crime. Também foi realizada a apreensão de provas e da arma de fogo supostamente utilizada.
A Delegacia de Alpestre confeccionou o auto de prisão em flagrante. A investigação segue sob responsabilidade da Polícia Civil, que informou tratar o caso como prioridade. Paralelamente, por volta das 17 horas, a Brigada Militar, de Planalto, recebeu informação de ocorrência semelhante na área rural daquele município, com indicativo de relação entre os casos. As diligências resultaram na confirmação dos crimes e na prisão dos suspeitos.
O policiamento permanece reforçado na região, especialmente nos municípios de Planalto e Nonoai. A atuação ocorre também em razão de tensões provocadas por disputa de liderança indígena que se estende há cerca de quatro anos na área.