A Rede Mestre Artes Marciais realizou, na terça, 1º, e quarta-feira, 2 de julho, a cerimônia de exame de faixas, em Frederico Westphalen. As avaliações ocorreram na terça-feira, às 18h30min, e na quarta-feira, às 18h15min. Participaram mais de 100 alunos, com idades entre quatro anos e até a fase adulta.
Os exames incluíram graduações para faixas coloridas e faixas pretas. A cerimônia teve duração aproximada de uma hora e contou com a presença de amigos e familiares dos atletas. A Rede Mestre adota como lema a frase “semeando sementes para um futuro melhor”, com foco na formação baseada em disciplina, respeito e perseverança.
Segundo a professora Ruti Reis, o principal objetivo é poder contribuir com a disciplina das crianças e impulsioná-las através das artes marciais. “Nosso principal objetivo no taekwondo é contribuir na disciplina das crianças, criando indivíduos independentes para a sociedade. Além de aprender defesa pessoal e ter uma atividade física regular, a arte marcial também impulsiona quem pratica a memorizar conteúdos, e aprender técnicas novas”, destacou Ruti.
Sobre a Rede Mestre
A Rede Mestre foi fundada em 4 de novembro de 1992. Atua há quase 33 anos na formação de atletas e cidadãos na região de Frederico Westphalen. De acordo com o mestre Fábio Alex Rossato, os ensinamentos da arte marcial têm reflexos fora do tatame. “Todos os conceitos da arte marcial — como disciplina, respeito, integridade e saúde — acompanham o aluno em outras áreas da vida. Quando ele for para a universidade, para o trabalho ou para a família, esse conteúdo estará presente. Isso foi plantado no aluno”, afirmou Rossato.
O mestre Fábio Alex Rossato também destaca o legado deixado pelas artes marciais. “É um conhecimento que se transmite, como de pai para filho, ou de professor para aluno. Já formamos mais de 100 faixas pretas. Há um ditado que diz que, de cada 100 alunos, apenas um chega à faixa preta. Nosso número passa de 100 faixas pretas desde 1998 e continua crescendo com as últimas graduações”, finalizou.