Lucimauro Fernandes de Melo, professor de educação física da URI/FW, e tutor de turmas da Alliance Mário Reis em FW, e faixa preta em judô e jiu-jitsu, completou a primeira semana de atividades no Japão, onde participa do projeto “Caminhos de Jigoro Kano”. A iniciativa reúne judocas brasileiros para um mês de imersão técnica, histórica e cultural no país onde o judô foi criado.
Durante os primeiros dias, Lucimauro participou de cursos técnicos na sede mundial do judô, o K?d?kan, em Tóquio. A programação incluiu aulas de Kata e Waza, além de visitas a locais simbólicos como o Nippon Budokan, a Universidade de Tsukuba, e cidades como Kyoto, Osaka, Kobe, Hiroshima e a Ilha de Fujiyama.
O professor relata que conheceu o Sensei Umezu Katsuko, 9º Dan, uma das pioneiras do judô feminino e autoridade mundial em Joshi-goshinh?, sistema de autodefesa voltado a mulheres. Umezu atua no K?d?kan desde 1952 e representa um elo com os grandes mestres da história da modalidade.
Lucimauro também destaca a experiência de viajar no Shinkansen, o trem-bala japonês, em deslocamentos entre as cidades-sede do projeto. Em Osaka, onde ficou hospedado na primeira etapa, embarcou rumo a Tóquio, nas quais passará as próximas semanas, treinando na principal academia de judô do país. Segundo Lucimauro, ao final do programa receberá sua segunda graduação de faixa preta, tornando-se "double black belt".