Publicidade
Meio ambiente
SEMMA registra mais de 470 denúncias de infrações ambientais em FW
Principais casos registrados envolvem terrenos baldios sujos, descarte irregular de resíduos e efluentes domésticos ou industriais, suspeitas de maus-tratos a animais
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sexta, 18 de julho de 2025 às 15:22h

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Frederico Westphalen tem reforçado sua atuação no enfrentamento às infrações ambientais no município. Somente no primeiro semestre de 2025, foram registradas 478 denúncias e solicitações de providências relacionadas a diferentes tipos de irregularidades. Desse total, 225 notificações e autos de infração foram lavrados, resultado das ações de fiscalização e apuração conduzidas pela equipe técnica do órgão.
Os principais casos registrados envolvem terrenos baldios sujos, descarte irregular de resíduos e efluentes domésticos ou industriais, suspeitas de maus-tratos a animais, além do manejo e intervenção irregular em áreas de vegetação nativa. Outro foco de atuação tem sido a fiscalização de empresas e empreendimentos que operam sem o devido licenciamento ambiental ou que funcionam em desacordo com as normas regulamentares.
Segundo a SEMMA, cada denúncia é analisada individualmente, respeitando a natureza e gravidade do fato, e pode resultar em orientações, notificações ou mesmo sanções mais severas, como multas e embargos. A secretaria reforça que a população desempenha papel fundamental no controle ambiental, ao denunciar irregularidades e colaborar com as autoridades.
O secretário de Meio Ambiente de FW, Vanderlei de Matos, ressalta que, para evitar autuações, a orientação é que proprietários de imóveis, empresas e cidadãos estejam atentos às obrigações legais. “A destinação correta de resíduos, o respeito às áreas de preservação e a obtenção das licenças ambientais necessárias são práticas indispensáveis para a proteção ambiental e o convívio harmônico entre desenvolvimento e sustentabilidade”, reforça.
O canal para denúncias segue disponível pelo WhatsApp (55) 9.9927-0866.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom FW