Publicidade
Celebração
Primeira Festa do Garimpeiro é realizada em Ametista
Evento celebrou a profissão que mudou a história da cidade
Por: Gabriel Pinto
Publicado em: segunda, 21 de julho de 2025 às 08:55h
Atualizado em: segunda, 21 de julho de 2025 às 10:00h

Ametista do Sul celebrou neste sábado, 19, no salão paroquial, a primeira edição da Festa do Garimpeiro. Promovido pela prefeitura, Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai) e Associação dos Portadores de Doenças do Garimpo de Ametista do Sul (Amparo), o evento reuniu a comunidade para homenagear a profissão que ajudou a construir a identidade do município.

Publicidade

 

A celebração contou com discursos da presidente do Coogamai, Maria Antônia Cassol, do secretário de mineração de Ametista do Sul, Sérgio Colussi, e do prefeito da cidade, Gilmar da Silva. Foi exibido também um documentário sobre a importância do garimpo para a origem do município. Após, foi servido almoço e realizado sorteio de brindes para os garimpeiros, além de apresentações musicais e do CTG de Ametista do Sul na parte da tarde.

 

Vai virar feriado!

Durante seu discurso, o prefeito Gilmar da Silva anunciou que tem a intenção de transformar o Dia do Garimpeiro, 21 de julho, em feriado municipal. “Ametista tem uma identidade. E essa identidade é construída por um povo que trabalha há muitos anos, então nada mais justo que homenagearmos essa profissão tão importante para a nossa história”, afirmou o prefeito.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai