No mês em que se celebra o Dia do Colono e do Motorista, o Sindicato Rural de Frederico Westphalen destaca sua atuação em prol do fortalecimento do agronegócio regional. Presidido por Danilo Vanzin, a entidade é responsável por impulsionar ações técnicas e educativas que beneficiam produtores de 14 municípios.
Além da representação e da defesa institucional do setor, o sindicato funciona como braço operacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promovendo cursos, capacitações e programas de assistência técnica e gerencial. Ações sociais, como a realização de exames gratuitos em comunidades do interior fazem parte do Programa Saúde Preventiva.
Vanzin destaca ainda a importância da diversificação da produção agrícola como um dos diferenciais da região, o que tem garantido maior resiliência diante de crises como secas e enchentes. Segundo ele, essa característica sustentou muitos produtores mesmo em tempos difíceis, como no recente movimento de securitização de dívidas.
Na data simbólica de 25 de julho, o presidente deixa uma mensagem de valorização ao produtor rural. ‘O agro ainda é uma das melhores fontes de sustentação. Quem alimenta o mundo merece respeito. Precisamos parar com essa ideia de que somos predadores da natureza. Nem todos se dão conta do valor que é o trabalho do agricultor, mas a gente enxerga. E está aqui para defender”, finaliza.