Publicidade
Referência
Exclusiva Distribuidora completa 30 anos com atuação em 42 municípios
Empresa mantém trajetória iniciada com entrega de jornais e amplia serviços de logística na região
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: segunda, 28 de julho de 2025 às 14:19h
Atualizado em: segunda, 28 de julho de 2025 às 14:23h

A Exclusiva Distribuidora completa amanhã, 27, três décadas de atividades em Frederico Westphalen e região. A empresa iniciou as operações em 1995, no porão da casa da fundadora Odilara Aparecida Barbosa, com a entrega do jornal Zero Hora. Desde então, atende 42 municípios, mantendo o serviço de distribuição do jornal impresso e incorporando novas frentes logísticas.
Na época da fundação, os exemplares chegavam ainda durante a madrugada e eram organizados manualmente. O trabalho incluía a montagem dos cadernos e distribuição com bicicletas e, posteriormente, motos. Em dias de maior tiragem, como nos domingos, um único exemplar podia pesar até 2,5 kg. A entrega também contemplava revistas de grandes editoras, com uma estrutura que funcionava diariamente.

Publicidade

Trajetória inspiradora
Em 2020, a empresa passou a operar como Centro de Distribuição e agregou à sua logística a entrega de produtos de e-commerce, inicialmente por meio da Vialog, empresa criada pelo Grupo RBS. Após o encerramento das atividades da Vialog, a Exclusiva firmou contrato direto com grandes marcas do comércio eletrônico e com distribuidoras de medicamentos, peças e equipamentos.
Atualmente, a Exclusiva conta com mais de 50 colaboradores e realiza operações para seis empresas do setor logístico – Total Express, Diálogo Logística, Redesul de Logística S.A, Anjun Express Logística e Transportadora, Imili Delivery Brazil, J&T Express – além da RBS e Zero Hora Editora. A distribuição do jornal Zero Hora continua sendo uma das bases da operação.
A história da empresa envolve ainda uma série de ações sociais e o envolvimento de diversos colaboradores que testemunham a evolução do negócio. Odilara segue à frente da gestão ao lado do filho Aleksander, que participou das primeiras entregas e hoje atua na liderança da estrutura que consolidou a Exclusiva como referência logística no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. “Começamos no porão de casa com uma bicicleta e muita vontade de trabalhar. Foram muitas madrugadas, muitos desafios e incontáveis aprendizados. Ver a história que construímos ao longo desses 30 anos é a certeza de que valeu a pena acreditar, mesmo quando tudo parecia difícil”, conclui Odilara.

A matéria completa está disponível na edição impressa de sábado, 26 de julho.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai