Publicidade
Motociclismo
2ª edição do Moto Iraí reúne participantes do Sul do Brasil e da Argentina
Encontro já está confirmado no calendário do município, com nova edição em 2027
Por: Camila Oliveira
Publicado em: segunda, 04 de agosto de 2025 às 11:35h
Atualizado em: segunda, 04 de agosto de 2025 às 11:40h

Iraí encerrou no domingo, 3, a 2ª edição do Moto Iraí, encontro que reuniu motociclistas de várias regiões do Brasil e da Argentina entre os dias 1º e 3 deste mês. Realizado pela prefeitura e organizado por Tiago Matte, o evento recebeu apoio de patrocinadores locais, como Cresol, Pavan Motos, Hangar dos Sabores, Betão Grill e hotéis da cidade.

Publicidade

Com expectativa de mais de 1.500 motos registradas, o encontro superou a marca de 50% da meta já no início da tarde de sábado, e encerrou o domingo contabilizando 1.540 participantes. A edição anterior, em 2023, reuniu cerca de 1.200 motocicletas. Para a organização, o crescimento do público mostra que o evento já ocupa lugar de destaque no calendário do motociclismo regional.

"Um projeto que nasceu de um ‘moto almoço’ e acabou virando um grande evento", resume Patrice Matte, coorganizadora e esposa de Tiago. Além de reunir motociclistas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e da cidade argentina de Posadas, o encontro de motociclistas fortalece a economia local, com movimentação significativa nas redes de hotéis, restaurantes e serviços.

Mais de 10 expositores também participaram da edição, oferecendo artigos de motociclismo, vestuário temático, bordados personalizados, tatuagens temporárias, doces e uma variedade de alimentos em food trucks. Para o comerciante Mário Antônio Coelho da Silva, proprietário do Hangar dos Sabores, um dos apoiadores do evento, a programação impacta diretamente o comércio: “É muito bom, muito oportuno”, afirma, parabenizando a organização.

A programação incluiu shows, brinquedos, sorteio de brindes, rifa e passeios turísticos, além do acampamento para os entusiastas das duas rodas. Um dos destaques foi o city tour conduzido pela Polícia Rodoviária Federal, com visita à ponte sobre o Rio Uruguai e momento de bênção na Igreja Matriz. Os participantes também puderam conhecer minas ativas em Ametista do Sul, cidade parceira, através da agência Garimpo em Atividade.

O acampamento foi disponibilizado em diferentes pontos da cidade, com áreas abertas e cobertas. No ginásio municipal, os motociclistas receberam café da manhã gratuito nos três dias. As inscrições, com valor simbólico, custaram R$ 20 por pessoa ou R$ 35 por casal. O acesso ao público foi gratuito.

No sábado, o clima colaborou e o dia foi de sol e calor. Apesar do chuvisco registrado na manhã do domingo, o tempo permaneceu firme até o encerramento, que aconteceu às 10 horas.

Com a consolidação da proposta, o Moto Iraí passa a ser realizado a cada dois anos. A próxima edição já está confirmada para o primeiro final de semana de agosto de 2027.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai