O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Planalto denunciou, nesta terça-feira, 12, uma mulher de 27 anos por tentativa de homicídio qualificado contra o próprio filho, de um ano. A denúncia inclui qualificadoras de motivo fútil, meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima e crime contra menor de 14 anos, além de aumento de pena por se tratar de filho da acusada.
O crime ocorreu no dia 2 de agosto, na Aldeia Pinhalzinho, em Planalto. Segundo a investigação, a mulher levou o menino até um açude de cerca de seis metros de profundidade, lançou a criança na água e deixou o local. Um vizinho presenciou o ato, retirou o menino com vida e o levou ao hospital, onde recebeu atendimento médico.
A promotora de Justiça, Débora Lopes de Morais, responsável pela denúncia, afirmou que o caso representa grave violação dos direitos da criança e ressaltou o compromisso do Ministério Público com a responsabilização dos agressores.
O MPRS também requereu a fixação de valor mínimo para reparação de danos morais e a decretação da incapacidade da denunciada para exercer o poder familiar. A mulher está presa preventivamente e a criança foi acolhida por uma tia-avó.