A Creluz iniciou uma nova etapa do Plano de Contingência Ativa para ampliar a capacidade de resposta a eventos no sistema elétrico. No último dia 6, os gerentes Fernando Fiorentin, da área administrativa; e Henrique Berlatto da Rosa, de recursos humanos; reuniram-se com colaboradores da Base Operacional de Palmeira das Missões para apresentar as ações estratégicas da cooperativa.
O plano prevê a ativação de um Centro de Operação Integrado (COI) em Palmeira das Missões, responsável pelo monitoramento e gestão da geração, distribuição e controle de ativos críticos, como subestações, usinas e equipamentos especiais. A medida tem como objetivo aumentar a capacidade de resposta a situações adversas e gerenciar o sistema elétrico diante da integração de recursos energéticos distribuídos.
Estrutura integrada
A nova etapa complementa a Fase A, que começou em 1º de maio com a ativação do segundo Call Center. A Fase B foca no COI de Palmeira das Missões, que inicia suas atividades na próxima segunda-feira, 18. O plano prevê atuação conjunta de dois Call Centers e dois Centros de Operação, localizados em Rodeio Bonito e Palmeira das Missões, para garantir continuidade operacional em situações de crise.
A Creluz investiu na ampliação de data centers, duplicação de Call Centers e Centros de Operação, fortalecimento das equipes operacionais e expansão de subestações e bases. O presidente da cooperativa, Elemar Battisti, afirma que a cooperativa também ampliou os canais de atendimento telefônico via 0800 e adquiriu viaturas leves, pesadas e de linha viva. “Estamos investindo para garantir atendimento aos associados e resiliência do sistema diante de eventos climáticos extremos”, afirmou Battisti.