O diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, receberá nesta quarta-feira, 20, a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A solenidade, proposta pelo deputado Dirceu Franciscon, ocorrerá às 17h30min, no Salão Júlio de Castilhos – 1º andar do Palácio Farroupilha.
Natural de Frederico Westphalen, o engenheiro civil Luciano Faustino ingressou no Daer em 2012, por concurso público. Assumiu a diretoria-geral em 6 de dezembro de 2019 e, em junho de 2025, tornou-se o dirigente mais longevo a comandar a autarquia. Em 23 de junho, ele contabilizou 2.026 dias no cargo, superando a marca do primeiro diretor do Daer, José Baptista Pereira (2.025 dias, de 1938 a 1943).
À frente do Daer, Faustino tem liderado a autarquia em um período de profundas transformações e desafios. "O departamento se transformou ao longo dos anos, passando de um órgão construtor para um gestor de contratos. Estamos à frente de muitas obras de reconstrução, além de um investimento histórico de R$ 755 milhões que já resultou na conclusão de 26 acessos municipais, 20 em andamento e 16 para começar”, destaca.
A atuação do Daer sob a gestão de Faustino foi crucial também no enfrentamento da maior catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul, em 2024. “Essa tragédia impôs à nossa infraestrutura rodoviária um desafio sem precedentes. As equipes do Daer, com sua resiliência e agilidade impressionantes, foram as primeiras a campo, atuando incansavelmente no restabelecimento do trânsito e no desbloqueio de vias vitais para a logística e a vida dos gaúchos”, complementa Faustino.