A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a Secretaria da Agricultura (Seapi), deflagrou a Operação Semente Segura II entre a terça-feira, 26, e esta sexta-feira, 29. A ação teve como foco o combate à produção e comercialização de sementes piratas e insumos agrícolas ilegais, resultando na apreensão de 3 mil toneladas de sementes, principalmente de soja, avaliadas em cerca de R$ 35 milhões.
As fiscalizações ocorreram em 14 municípios do Estado, incluindo cidades da região como Boa Vista das Missões, Palmeira das Missões e Pinhal. Além das sementes, produtores foram autuados por manter defensivos irregulares e uma empresa foi multada por operar uma aeronave de pulverização sem registro junto ao Mapa. Parte do material apreendido será destinada para uso como ração animal ou alimentos.
A operação mobilizou 64 policiais civis, 20 fiscais do Mapa e 21 fiscais da Seapi. O trabalho das equipes busca desarticular redes criminosas que atuam no mercado ilegal de insumos agrícolas, prática que causa prejuízos econômicos, concorrência desleal, riscos ambientais e ameaça à saúde humana e animal.