Publicidade
Destaque
Docente da UFSM/FW lança livro sobre Ensaios de Permeabilidade
Obra foi lançada durante o 18º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quinta, 04 de setembro de 2025 às 16:51h
Atualizado em: quinta, 04 de setembro de 2025 às 16:55h

De autoria de Malva Andrea Mancuso e Adalberto Aurélio Azevedo, o livro “Ensaios de permeabilidade em sondagem a carga hidráulica constante (ensaios de infiltração)” foi lançado na última semana, durante o 18º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, em Belo Horizonte (MG). A professora Malva é docente do Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental (DETA) da UFSM/FW.

Publicidade

A obra apresenta propostas metodológicas para a caracterização da permeabilidade de meios porosos, especialmente a maiores profundidades, por meio de ensaios in situ realizados durante o processo de perfuração. Trata-se do primeiro livro no Brasil a abordar de forma direta essa caracterização em profundidade, utilizando obturadores para isolamento do trecho de ensaio durante a perfuração executada pelo método wireline.

 Estrutura e conteúdos

Organizado em 14 capítulos, a obra apresenta desde o escopo e recomendações de aplicação até as interferências nos resultados, equipamentos necessários, reagentes, materiais, calibração de instrumentos e orientações de segurança. O procedimento detalhado dos ensaios é descrito e ilustrado, incluindo registros técnicos e observações a serem considerados nos cálculos de permeabilidade, tanto em zonas saturadas como em não saturadas.

– Nosso objetivo foi propor diretrizes que acompanhem as demandas atuais da geologia de engenharia e dos estudos ambientais, com base em procedimentos confiáveis e aplicáveis a grandes profundidades – destaca a professora Malva Mancuso.

Experiência e fundamentação técnica

O livro reflete a experiência acumulada pelos autores em ensaios hidrodinâmicos realizados em campo e em estudos técnicos consolidados em diretrizes nacionais, como as edições da ABGE sobre Ensaios de permeabilidade em solos. Em 2024, a revisão da Norma ABGE 107 incorporou parte desse conhecimento, abrindo espaço para o desenvolvimento de novos métodos. O trabalho também foi resultado de uma solicitação da Rede Engenharia e Sondagens S.A., com apoio da Fundação Victor Dequech, que demandava soluções práticas para a caracterização hidrodinâmica em perfurações profundas.

Contribuição para o setor

Com linguagem acessível, ilustrações e planilhas de cálculo, a publicação representa um marco para a área de geologia de engenharia e ambiental, apontando caminhos para a evolução contínua das metodologias aplicadas à caracterização hidrogeotécnica de meios porosos.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Agência de Notícias da UFSM