Com público de cerca de 500 pessoas, iniciou nesta terça-feira, 9, em Ametista do Sul, o 3º Fórum Gaúcho de Paisagismo e Turismo Rural. Promovido pela Emater/RS-Ascar Regional de Frederico Westphalen, o evento segue até esta quarta-feira, 10, com palestras, painéis, oficinas e momentos de valorização da gastronomia regional.
A programação destacou a integração entre turismo e paisagismo rural, além de iniciativas voltadas à identidade cultural e ao fortalecimento das propriedades como espaços de produção e recepção de visitantes. O encontro reúne lideranças, produtores e especialistas e deve resultar em um documento de orientação para o turismo regional.
O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Cleomar De Bona, comentou: “Nosso objetivo é fortalecer as propriedades para que estejam organizadas, preparadas para receber turistas e que as agroindústrias sejam também espaços de produção, comercialização e turismo”.
A assistente técnica regional, Dulcinéia Haas Wommer, destacou a valorização da tradição: “Essa degustação de pães e cucas valoriza a tradição colonial da região e pode se consolidar como produto turístico local”.
A gerente-adjunta da Regional de FW, Priscila Volpi, reforçou a qualidade da programação: “O evento inclui palestras, oficinas e momentos livres para conhecer o turismo de Ametista”.
O palestrante Hans Haas Hesse, proprietário da Floricultura Úrsula, de Nova Petrópolis, compartilhou sua experiência: “Para quem pensa em investir no turismo rural, o cuidado em manter um espaço limpo e organizado, por menor que seja, já é um bom início”.
O prefeito Gilmar da Silva ressaltou a importância da união regional: “Ametista e nossa região podem se tornar um grande potencial do turismo, do Rio Grande do Sul e do Brasil. Nossa união garante que todos ganhem também”.
Confira a matéria completa na edição de sábado, 13.