Publicidade
Brasileirão
Em má fase, Grêmio e Inter se enfrentam pelo Brasileirão
Com ambos os treinadores pressionados, rivais históricos duelam para espantar o ambiente de crise
Por: Eduardo Faria
Publicado em: sexta, 19 de setembro de 2025 às 14:32h
Atualizado em: sexta, 19 de setembro de 2025 às 16:30h

Prepare-se torcedor colorado! Prepare-se torcedor gremista! O clássico Gre-nal de número 448 no domingo, 21, às 17h30min, no Estádio Beira-Rio será cercado de muita pressão e fortes emoções, em especial no que se diz respeito à casamata de ambos os lados.

Publicidade

Tanto Internacional, quanto Grêmio chegam para o tradicional confronto em meio a uma crise técnica, vindo de resultados ruins no Brasileirão e de duras eliminações na Copa do Brasil e nas competições continentais desde a volta da Copa do Mundo de Clubes.

Uma luz no fim do túnel

O Internacional, mandante do clássico 448, chega para a partida sob forte cobrança encima do treinador Roger Machado. Vindo de uma dura derrota por 4 a 1 contra o Palmeiras na última rodada, o Colorado soma sete derrotas, um empate e apenas duas vitórias nos últimos dez jogos realizados.

A principal crítica ao trabalho do atual comandante diz respeito a falta de variação tática da equipe e a forte queda de desempenho no time após a conquista do Campeonato Gaúcho no início de abril.

Para o confronto de domingo, mudanças deverão ocorrer entre os 11 titulares, com a tendência de um esquema com três zagueiros, com a volta do zagueiro Gabriel Mercado e do meio-campo Bruno Henrique, adicionando experiência no time inicial e protegendo o lado esquerdo defensivo, cuidado por Bernabei.

O provável Inter para o Gre-nal: Rochet; Vitão, Mercado e Juninho; Braian Aguirre, Thiago Maia, Bruno Henrique, Alan Patrick e Bernabei; Carbonero e Borré. Técnico: Roger Machado.

Jejum intermitente

Pelo lado do Grêmio a situação de pressão é cobrança é semelhante no que diz respeito ao técnico Mano Menezes. Com um aproveitamento de apenas 41% em 26 partidas, com sete vitórias, onze empates e oito derrotas, o comandante que está a pouco mais de cinco meses no comando tricolor não possui total respaldo por parte da torcida.

Nos bastidores, a tendência de uma manutenção no comando da casamata é baixa, dito inclusive pelo próprio presidente Alberto Guerra na cerimônia de 122 anos do Grêmio celebrada na última terça-feira, 16. “Ele está 100% respaldado.”, afirma Guerra.

Para este clássico, o Tricolor Gaúcho ainda busca quebrar um jejum de mais de dois anos sem vencer o Inter. A última vitória ocorreu na 5ª rodada do Brasileirão de 2023, no dia 21 de maio de 2023, onde o Imortal venceu por 3 a 1 em uma grande apresentação do uruguaio Luís Suárez. Desde lá, foram mais oito partidas realizadas, com três empates e cinco derrotas.

Para o Gre-nal, o Mano Menezes deve promover a entrada do meia-atacante Willian jogando pelo lado esquerdo ofensivo formando o trio de ataque com Carlos Vinícius, que assume a posição após lesão de Braithwaite. Na defesa, Marcos Rocha volta para a lateral direita após ser preservado na última rodada, e Wagner Leonardo forma a dupla de zaga com Erik Noriega por conta de Kannemann estar cumprindo suspensão.

O provável Grêmio para o Gre-nal: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Cuéllar, Arthur e Dodi; Kike Oliveira, Willian e Carlos Vinícius. Técnico: Mano Menezes.

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai