Iniciativas que tenham ingredientes como inovação, impacto social ou novos negócios no município-sede do evento têm atenção especial no Conecta Futuro 2025. Esses projetos podem obter destaque por meio da programação, prevista para ocorrer nos dias 29 e 30 de outubro, no Parque de Exposições Tealmo José Schardong.
Um dos projetos que estará em evidência é uma ação de pesquisa que está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFSM – Campus de Palmeira das Missões, nos cursos de Mestrado em Doutorado, cujo objetivo é esclarecer o que levou às enchentes de 2024, revisitando a governança ambiental do Estado do RS. Se quer levantar soluções para evitar situações que tenham esse impacto novamente no Rio Grande do Sul, segundo professor-doutor Nelson Guilherme Machado Pinto, do Departamento de Administração da UFSM – Campus Palmeira das Missões.
Ele estará no Conecta Futuro 2025, trazendo esse debate para o centro das atenções. “Vejo essa iniciativa como valorização do nosso potencial local. A conexão com o futuro passa por entender o potencial que temos aqui na nossa terra. A universidade e os seus diversos projetos representam isso: ciência e inovação produzida na nossa terra. Além disso, esse projeto é de enfrentamento às mudanças climáticas, que é um compromisso global, mas também local, como gaúchos”, assinala o docente.