Publicidade
Demandas regionais
Codemau define seis prioridades para orçamento da Consulta Popular
Assembleia em Frederico Westphalen selecionou propostas que vão integrar a cédula para o orçamento estadual, incluindo, agricultura, turismo e infraestrutura
Por: Diego Macagnan
Publicado em: quarta, 24 de setembro de 2025 às 13:31h
Atualizado em: quarta, 24 de setembro de 2025 às 13:43h

O Conselho de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) realizou nesta terça-feira, 23, em Frederico Westphalen, assembleia para definir as demandas que integrarão a cédula de votação da Consulta Popular 2025, com impacto no orçamento estadual de 2026. O encontro contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças regionais dos 22 municípios da região.

Publicidade
Publicidade

Seis propostas selecionadas
Das 39 propostas apresentadas, seis foram escolhidas para a cédula de votação, sendo que três serão eleitas pela população:
•    Agricultura – Fortalecimento das Cadeias Produtivas, incluindo inovação, produção, industrialização, agroindustrialização e comercialização;
•    Agricultura – Programa de conservação de solos e água na zona rural;
•    Turismo – Fortalecimento do Turismo Regional;
•    Turismo – Caminhos do Campo, Rota Turística Rural do Médio Alto Uruguai;
•    Agricultura – Perfuração de poços artesianos, construção de cisternas, ampliação da rede de água e recuperação de nascentes;
•    Infraestrutura (SEDUR) – Aquisição de equipamento para pavimentação asfáltica e melhorias em ruas e estradas.

Mobilização regional
A presidente do Codemau, Márcia Faccin, ressaltou a importância da união regional. "Nós, entidades, estamos trabalhando cada vez mais unidas, buscando potencializar o que já temos. Quanto mais participação ativa e efetiva conquistamos, mais credenciais adquirimos para cobrar recursos adicionais junto aos governos estadual e federal", afirmou. Ela destacou o crescimento da matriz produtiva da região, que já foi considerada uma das mais pobres do estado.

O presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, enfatizou a relevância da colaboração entre os poderes. "Podemos até divergir politicamente por estar de um lado ou de outro, mas quando os projetos são para o bem comum, temos que seguir em frente. Melhorar as estradas rurais e trechos urbanos com asfalto significa investir diretamente no escoamento da produção e na qualidade de vida da população", disse.

A diretora do Departamento de Articulação Regional e Participação (Darp), Bruna Mariana Blos Hepp, explicou o papel do órgão. "O nosso trabalho é monitorar projetos e recursos, apoiando os municípios para que consigam conquistar resultados na consulta popular. A população vota quando vê resultados concretos", afirmou.
Histórico da pauta de infraestrutura

A proposta de pavimentação asfáltica foi construída pela Amzop ao longo dos últimos meses. Prefeitos e lideranças visitaram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder), em Santa Catarina, conheceram usina de asfalto e criaram comissão para acompanhamento da pauta. O objetivo é fortalecer a infraestrutura urbana e rural e melhorar a logística de produção e escoamento agrícola.

Votação online e presencial
Coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o processo destinará R$ 60 milhões no ciclo 2025/2026 para projetos escolhidos diretamente pela população nas votações regionais, a votação ocorrerá entre 6 e 10 de outubro. Os eleitores poderão participar pelo site https://consultapopular.rs.gov.br/, pelo WhatsApp da Consulta Popular que é (51) 3210-3260, e presencialmente, nos locais disponibilizados em cada município da região.

Fonte: Jornal o Alto Uruguai