O Consórcio Intermunicipal do Médio Alto Uruguai (Cimau) e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (Daer) assinaram um termo de cooperação que permite aos municípios realizar melhorias em rodovias estaduais na região do consórcio. O acordo foi formalizado em assembleia extraordinária do Cimau na sexta-feira, 19 de setembro, com a presença do presidente do consórcio e prefeito de Pinhal, Luiz Carlos Pinto Ribeiro, e do diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.
O projeto começa em trechos da RS-323, entre Rodeio Bonito e Boa Vista das Missões, e da ERS-587, entre Seberi e Rodeio Bonito, abrangendo também áreas dentro do perímetro urbano dos municípios. Outros municípios consorciados poderão promover reparos nas estradas estaduais que passam por seus territórios, mediante envio de documentação ao Daer.
O presidente do Cimau afirmou que o objetivo é atender às demandas locais e garantir segurança jurídica para que os municípios realizem pequenos reparos nos trechos das ERS’s. Empresas da região, como a Suinocultura Acadrolli e o Moinho Três, manifestaram interesse em destinar recursos para pintura e recuperação das estradas. Os municípios contribuirão com limpeza das laterais e manutenção das vias. Antes do início dos reparos municipais, o Cimau solicitou ao Daer intervenções de recuperação nas ERS’s-587 e 323, com expectativa de repasse de recursos entre setembro e outubro.