Publicidade
Saúde
Ametista do Sul anuncia ações para eliminar fila de exames de imagem
Programa prevê ainda exames gratuitos no Outubro Rosa e Novembro Azul
Por: Camila Oliveira
Publicado em: terça, 30 de setembro de 2025 às 09:00h
Atualizado em: terça, 30 de setembro de 2025 às 09:08h

A Secretaria de Saúde de Ametista do Sul lançou, na tarde desta segunda-feira, 29, no Salão Paroquial da cidade, o programa Ametista Mais Saúde. O evento reuniu autoridades locais e regionais, representantes de entidades e a comunidade, e contou com palestra do médico Junior Anderson Baldin. Durante o ato, também foi realizado o credenciamento da população para exames e retirada de autorizações. A iniciativa busca atender todos os pacientes atualmente na fila de exames e ampliar ações preventivas de saúde, com foco nas campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul.

Publicidade
Publicidade

A abertura teve a bênção do padre Gilberto Giacomoni e pronunciamentos do presidente do Consórcio Intermunicipal do Médio Alto Uruguai (Cimau), da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp) e prefeito de Pinhal, Luiz Carlos Pinto Ribeiro, da vereadora Mauricia Schmidt Gheno, do secretário da Saúde André da Silva e do prefeito Gilmar da Silva. Luiz Carlos, presidente da Cimau, destacou o esforço regional para fortalecer a saúde pública e parabenizou a diretoria do Sul pela iniciativa e a todos os presentes por compreenderem a importância do programa.

Durante a palestra, o médico Junior Anderson Baldin abordou a importância do diagnóstico precoce e da prevenção em saúde, com foco nas campanhas de prevenção do câncer de mama e de próstata, destacando cuidados voltados à população idosa e aos pacientes em acompanhamento oncológico.

Ametista Mais Saúde

Segundo o assistente social Pablo Alexandre dos Santos, o programa será desenvolvido em dois segmentos. O primeiro busca suprir a demanda reprimida do município: atualmente, há 155 ultrassonografias, 117 ressonâncias magnéticas e 128 tomografias na fila de espera. Para atender esse público, serão contratados cerca de 400 exames de imagem pelo Cimau, em clínicas credenciadas, com recursos de emendas parlamentares aprovadas pela Câmara de Vereadores e pelo Conselho Municipal de Saúde. A expectativa é que todos os pacientes da fila recebam atendimento nas próximas semanas.

O segundo segmento envolve a intensificação das ações preventivas, com foco na prevenção de câncer de mama e próstata. No Outubro Rosa, receberão acesso gratuito a exames de ultrassom de mamas, como complemento à mamografia, mulheres dentro dos critérios do Sistema Único de Saúde (SUS). Já para o Novembro Azul, homens em situações contempladas pelo SUS poderão realizar dois tipos de teste de PSA sem custos. Os procedimentos serão agendados em parceria com clínicas credenciadas ao consórcio, com expectativa de atender toda a demanda reprimida ainda neste ano.

O prefeito Gilmar da Silva destacou a importância da ação e da integração das campanhas preventivas: “Não queremos promover a prevenção com panfletos orientativos. Nós queremos fazer um Outubro Rosa e um Novembro Azul com doação de exames para que as pessoas possam garantir que a sua saúde está em dia.”

Fonte: Jornal O Alto Uruguai