Publicidade
Educação no campo
Casa Familiar Rural inicia 3ª ExpoCFR em Alpestre
Evento também marca o 1º Fórum da Pedagogia da Alternância
Por: Camila Oliveira
Publicado em: quarta, 01 de outubro de 2025 às 15:28h
Atualizado em: quinta, 02 de outubro de 2025 às 08:57h

A 3ª Feira Institucional e Pedagógica da Casa Familiar Rural (ExpoCFR) e o 1º Fórum da Pedagogia da Alternância foram abertos nesta quarta-feira, 1º, na Casa Familiar Rural de Alpestre, e seguem até amanhã, 2. A programação inclui mostra de trabalhos científicos, oficinas e debates, e reúne estudantes da região, autoridades e membros da comunidade. O evento conta com mais de 30 expositores, entre alunos, empresas e agricultores familiares e é promovido pela CFR de Alpestre, em parceria com a Associação das Casas Familiares Rurais do Estado do Rio Grande do Sul (Arcafar-RS).

Publicidade
Publicidade

Confira mais fotos

Na cerimônia de abertura, pronunciaram-se o vice-prefeito de Alpestre, Valdecir de Costa; a vereadora Ana Carolina Rossetti; o secretário municipal da Agricultura, Jacson Rodrigues França; e o diretor da CFR de Alpestre e presidente da Arcafar/RS, Wagner Rogério Bohn. Para Bohn, a feira permite que a comunidade conheça a infraestrutura da Casa e a prática da pedagogia da alternância. “Um dos grandes objetivos é aproximar alunos do ensino fundamental para que conheçam o projeto e possam se tornar futuros estudantes do ensino médio. Também buscamos ampliar a integração com o ensino superior, em parceria com a URI”, destacou.

A Casa Familiar Rural de Alpestre desenvolve atividades de ensino com base na pedagogia da alternância, integrando teoria e prática conforme a realidade do campo. O professor Antônio João Manfio, mestre em Educação, especialista em pedagogia da alternância e um dos principais fomentadores da implantação das Casas Familiares Rurais no Rio Grande do Sul, reforça que a instituição possibilita a formação de uma nova geração de agricultores empoderados, que preservam o meio rural, promovem a sucessão patrimonial e contribuem para o repovoamento e o desenvolvimento sustentável das famílias no campo.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai