A Polícia Civil de Palmitinho prendeu na manhã de quarta-feira, 8, uma mulher identificada como L. C. de C., por descumprimento de medidas cautelares diversas da prisão. A ação contou com apoio de policiais civis de Vista Alegre e de policiais militares de Palmitinho, e ocorreu em cumprimento a mandado expedido pelo Poder Judiciário da Comarca de Frederico Westphalen.
Segundo a Polícia Civil, a ordem judicial foi motivada por novas ameaças feitas pela investigada contra o ex-companheiro, a atual esposa dele e outras pessoas da comunidade, durante o mês de setembro. O caso gerou preocupação entre moradores devido ao histórico da suspeita, envolvida em tentativa de homicídio contra o ex-prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello.
Após a prisão, a mulher foi levada à UPA local para exame e, em seguida, encaminhada ao Presídio Estadual, onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil informou que segue atuando de forma integrada com outras forças de segurança no combate à criminalidade.
Relembre o caso
No dia 22 de novembro de 2021, o então prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello, foi esfaqueado dentro da sede da prefeitura. A autora, L. C. de C, foi presa em flagrante logo após o ataque. O prefeito foi atingido no abdômen, recebeu atendimento no hospital do município e, posteriormente, foi transferido para Tenente Portela. Em abril de 2023, L. C. de C foi condenada a 10 anos e 11 meses de prisão por tentativa de homicídio, em júri realizado no Fórum de Frederico Westphalen. No entanto, em setembro do mesmo ano, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul anulou o julgamento, acatando pedido da defesa, que alegou erro de quesitação. Com a decisão, a ré foi solta e aguarda nova data para julgamento.