A Sociedade de Amigos da Flora e Fauna de Iraí (Saffira) irá construir uma casa destinada à Patrulha Ambiental (Patram), dentro de sua estrutura no município. A iniciativa, idealizada pela diretoria da entidade, busca fortalecer as ações de proteção do meio ambiente, com foco especial na preservação do rio Uruguai e do rio da Várzea.
Conforme o médico Paulo Savaris, integrante da Saffira, o projeto surgiu da preocupação com a degradação dos recursos naturais na região Norte do Rio Grande do Sul. “A casa da Patram vai oferecer melhores condições de trabalho aos policiais que atuam no patrulhamento de 24 municípios, além de funcionar como um espaço de conscientização ambiental”, destaca.
Além de servir como ponto de apoio à equipe da Polícia Ambiental, o local contará com uma sala de aula voltada à educação ambiental, onde serão realizadas atividades e palestras para escolas e universidades da região e do Oeste de Santa Catarina que quiserem participar do projeto. Instituições como a URI-FW, IFFar-FW e UFSM já foram convidadas a participar das ações.
A construção está sendo viabilizada com recursos próprios da diretoria, doações de associados e apoio de empresas locais. Segundo Savaris, o projeto, materiais e parte da mão de obra já foram doados por empresas, inclusive, de fora de Iraí e do Oeste de SC, além da contribuição de associados de Caibi, Mondaí, Palmitos e São Miguel do Oeste. Mutirões serão organizados aos finais de semana para acelerar as obras e a data de inauguração ainda será divulgada.
No dia 1º de novembro, a Saffira promoverá uma confraternização entre diretoria e associados, ocasião em que será lançado o Livro Ouro dos Doadores, registrando o nome de todos que contribuíram para a causa. A Saffira convida pessoas e entidades interessadas em colaborar com o projeto a entrar em contato com a diretoria, reforçando o compromisso coletivo com a defesa do meio ambiente e dos rios da região. Alguns contatos: (49) 9.9117-1425 (Mauro Kafer, presidente), (55) 9.9962-5985 (Dr.Paulo), (55) 9.9964-1556 (Bino).