A Corsan apresentou, na sexta-feira, 10, na Prefeitura de Ametista do Sul, o projeto inicial para implantação de sistemas de coleta e tratamento de esgoto no município. O investimento será de R$ 16 milhões. Participaram do encontro, o prefeito Gilmar da Silva, vereadores e representantes da comunidade.
A previsão da companhia é iniciar as obras em 2026, para atender cerca de 2 mil famílias com os serviços de coleta e tratamento de esgoto doméstico. Os moradores serão avisados previamente sobre as ruas onde ocorrerão os trabalhos.
O gerente de relações institucionais da Regional Planalto da Corsan, Aldomir Santi, explicou que o valor do investimento contempla a construção de uma estação de tratamento de esgoto, em um local próximo à saída para Frederico Westphalen. A área será alinhada com a prefeitura. Também serão instaladas 23 estações elevatórias de bombeamento de esgoto e aproximadamente 25 quilômetros de redes coletoras.
Universalização do saneamento
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano.