Um trio de motociclistas de Frederico Westphalen formado por Anderson Marco Folle Sabino da Silva, Daniel Scapin e Pedro Aldo de Almeida, também conhecido como Paca, realizou durante 19 dias, um trajeto de mais de 7.250 quilômetros, que cruzou os países da Argentina e do Chile, para chegar até o Oceano Pacífico.
O longo trajeto, que se iniciou no dia 13 de outubro, foi repleto de desafios, com o trio de amigos tendo que enfrentar temperaturas extremas, paisagens de tirar o fôlego e sentir o verdadeiro espírito da estrada.
Entre montanhas e vulcões
A primeira parada da viagem aconteceu na cidade argentina de Corrientes, conhecida por uma orla iluminada, e pelos cassinos que ficam às margens do Rio Paraná. Logo após, os motociclistas ainda passaram por Cafayate, um local cercado por vinhedos e formações rochosas avermelhadas, terminando a primeira parte do percurso em Tafí del Valle, onde o frio das montanhas anunciava a proximidade do trio com a Cordilheira dos Andes.
Para chegar ao Chile, Anderson, Daniel e Paca tiveram de encarar mais de 4.800 metros acima do nível do mar, em Paso Jama, que exigiu muito do preparo físico e do respeito dos três com a natureza. Após o duro percurso pela altitude, os viajantes chegaram à cidade de San Pedro de Atacama, um ponto de exploração e descanso.
Após passarem pelo conhecido Deserto do Atacama, conhecido por ser o mais árido do planeta, e visitar atrações emblemáticas como o Vulcão Licancabur, a Mão do Deserto e as Termas de Puritama, o trio seguiu rumando ao Oceano Pacífico. Para chegar até lá, os motociclistas passaram por Antofagasta, Viña del Mar e encerraram o encontro com o Oceano na cidade de Valparaíso, último ponto da viagem antes do retorno.
A volta pelas neves
Para retornar ao solo argentino, os amigos atravessaram as cordilheiras pelo Paso Internacional los Libertadores, encarando a sinuosa estrada de Los Caracoles, com as margens cobertas de neve às proximidades da montanha Aconcágua. Chegando em Mendoza, já na Argentina, Anderson, Daniel e Paca aproveitaram para tirar alguns dias de descanso, antes de botar o pé na estrada novamente e serem surpreendidos pela neve e o frio intenso entre as cidades de San Luís e Rio Cuarto.
O trio chegou ao Brasil pela fronteira entre Paso de los Libres e Uruguaiana, fazendo ainda uma pequena parada em São Miguel das Missões e seguir rumo às suas casas, chegando no dia 31 de outubro, após exatos 19 dias do início da viagem.
Uma travessia interior para a criatividade
Desde 2019, Anderson, Daniel e Paca vêm acumulando histórias sobre duas rodas, tendo passado por grandes destinos da América do Sul. Porém, para Anderson Sabino, a última e mais recente viagem até o Oceano Pacífico reuniu tudo, contemplada pelo calor dos Chacos, o frio das Cordilheiras, o vendo da costa e a certeza de que a estrada ensina mais do que qualquer livro.
Para encerrar, o motociclista e publicitário resume em poucas palavras o sentimento de poder seguir colecionando memória e olhares sob duas rodas, “Eu busco criatividade quando tenho oportunidade de descobrir um pouquinho do mundo, mas também encontro a mim mesmo a cada quilômetro”.