O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou à reportagem no jornal O Alto Uruguai nesta semana, que o projeto de engenharia para a recuperação da ponte sobre o rio Uruguai, no km 1 da BR-386, em Iraí, está em fase final de elaboração. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, após a conclusão dessa etapa, o documento passará por análise e aprovação técnica, para então ser encaminhado ao processo de licitação dos serviços.
A atualização é a informação mais recente repassada pelo Dnit sobre a situação da ponte, que liga o Rio Grande do Sul a Santa Catarina e tem papel estratégico para a mobilidade regional, o turismo e o escoamento da produção. O esclarecimento ocorre após quase um ano – janeiro de 2025 – da divulgação de um relatório nacional que incluía a travessia de Iraí–Palmitos (SC) entre mais de 700 pontes com problemas estruturais graves no país.
Mobilização
Diante do impacto da informação, lideranças empresariais da região se reuniram, na época, de forma on-line, com o vice-presidente de Infraestrutura da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Antonio Carlos Bacchieri Duarte, buscando apoio institucional para o diálogo com o Dnit. A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Iraí e outras entidades já haviam encaminhado ofícios ao órgão federal solicitando esclarecimentos, sem retorno até o início daquela semana.
Após ouvir os relatos, Bacchieri entrou em contato direto com o superintendente do Dnit no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva. Na ocasião, o superintendente afirmou que a ponte é monitorada regularmente e que não apresenta problema estrutural grave que represente risco de interdição ou bloqueio do tráfego. Ele também adiantou que o projeto prevê a revitalização da estrutura existente, com ampliação das laterais para implantação de acostamentos de dois metros em cada lado, além de intervenções de embelezamento.