Publicidade
Campeonato Brasileiro
Grêmio recebe o Botafogo procurando se afirmar na temporada
Técnico Luís Castro busca retomar o bom desempenho e encontrar o seu meia-armador ideal
Por: Eduardo Faria
Publicado em: quarta, 04 de fevereiro de 2026 às 10:20h
Atualizado em: quarta, 04 de fevereiro de 2026 às 10:23h

Um mês se passou e uma nuvem de dúvidas segue pairando nos arredores da Arena do Grêmio. Isto porque o técnico Luís Castro ainda não encontrou a sua equipe e esquema ideais para poder deslanchar de vez na temporada de 2026. Desta forma, o português terá mais uma oportunidade de tirar as suas conclusões no duelo com o Botafogo nesta quarta-feira, 4, às 21h30min, na Arena.

Publicidade
Publicidade

Uma vaga, muitos anos de espera

Luís Castro sofre com uma mesma dificuldade que outros treinadores antigos do Grêmio já sofreram, encontrar o meia-armador ideal para fazer a equipe trabalhar bem no ataque. A vaga, ocupada no início de 2026 por Cristaldo, segue aberta após o argentino novamente apresentar de forma muito abaixo no Gre-Nal 449.

Neste momento, com Cristaldo colocado de lado, a briga pela posição está entre dois jogadores. O primeiro é o colombiano Miguel Monsalve, recuperado de uma lesão no tornozelo e que larga na frente na disputa, após voltar marcando gol no empate por 1 a 1 contra o Juventude, podendo receber mais uma oportunidade de se afirmar na função de armador.

Competindo com ele, está o experiente Willian, que atuou centralizado no seu início de carreira, antes de migrar para o lado de campo, já demonstrando na temporada de 2025 ter qualidade de sobra para estar entre os onze iniciais.

Outra novidade no time para o jogo contra o Botafogo será a permanência de Erik Noriega na função de primeiro volante, a qual exercia no Alianza Lima antes de chegar ao Grêmio. Tendo agradado o comandante na partida do final de semana, o peruano deve ganhar sequência até a chegada de um camisa 5, que, ao que tudo indica será o argentino Juan Nardoni, de 23 anos, que está no Racing.

O provável Grêmio: Weverton; João Pedro, Gustavo Maritns, Wagner Leonardo e Marlon; Noriega, Arthur e Monsalve; Tetê, Amuzu e Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.

Reencontro com o Mister

O Botafogo vem para Porto Alegre para reencontrar pela primeira vez o técnico Luís Castro. Comandando o Glorioso em 2022 e 2023, o português que fazia boa campanha no Brasileirão figurando na primeira colocação com uma boa vantagem sobre os concorrentes, acabou saindo da equipe após receber um convite de Cristiano Ronaldo para comandar o Al Nassr da Arábia Saudita.

O time carioca, hoje comandado por Martin Anselmi, chega embalado após golear o Cruzeiro por 4 a 0, em casa, na estreia do Campeonato Brasileiro.

O provável Botafogo: Neto; Mateo Ponte, Newton e Barboza; Vitinho, Allan, Danilo, Santi Rodríguez, Montoro e Alex Telles; Arthur Cabral. Técnico: Martin Anselmi.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai