Gente e Negócios
Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
quinta, 04 de setembro de 2025

ROTARY-FW 1 

Frederico Westphalen tem o privilégio de possuir três clubes do Rotary, Interact, Rotaract, Rotary Kids envolvendo, certamente, mais de 200 líderes que promovem ações sociais em benefícios de entidades ou pessoas físicas com necessidades.  A comunidade prestigia sempre as belas iniciativas e os resultados seguem produzindo índices de aprovações pelos números de ingressos aos eventos.  Os integrantes da família rotária, embalados atendem necessidades sociais. Um obrigado à população.

ROTARY II 

No dia 30 de agosto, sábado ao meio-dia, no salão da comunidade do bairro Fátima, o pessoal preparou mais de 600 marmitas de arroz e galetos, usufruindo da excelente estrutura da capela do bairro e contando ainda com o apoio da diretoria, disponibilizando dos equipamentos de cozinha. É presidente do Rotary Frederico, 2025\2026, Lisi Lago Bakof, que comandou a organização.

ROTARY FW III

O apoio das empresas foi de vital importância e agradecemos ao Supermercado Barril, Fruteira Sacolão, Posto Rótula Central, Embalagio, Mercado Longo e a Cotrifred.  Também contribuíram com o sucesso da ação social, Frangos Piovesan, Laticínios Stefanello e a Carvoaria Oliveira.  Um apoio despretensioso, mas decisivo quando surgem os resultados sociais.  Em 2025, o Rotary encaminhou 26 cadeiras de roda, beneficiando a Apae, HDP, Lar dos Idosos, Lar dos Deficientes Físicos e algumas famílias com necessidades sociais. Outras ações foram desenvolvidas em benefício social.

ESTACIONAMENTO

Vou deixar uma pergunta que ouvi de algumas lideranças sobre a audiência pública realizada para discussão do assunto. Por quê? Qual foi o resultado do debate? Mais atraso por algo que os empresários e consumidores estão engolindo a seco sem entender a demora.  Quem será acusado de culpado da entrada em funcionamento? Onde fica o interesse coletivo?

CONSULTA POPULAR

A participação da comunidade para destinar os valores existentes à disposição dos conselhos comunitários será importante, de 6 a 10 de outubro, quando usará a cédula de votação, escolhendo os beneficiados.  O Codemau prepara seis demandas e a população deverá escolher através do voto as necessidades, destinando os recursos para as áreas definidas.

GASTRONOMIA

A riqueza gastronômica  servida em nossos restaurantes, lancherias, churrascarias  e etc e tal está demonstrando que as imigração dos alemães, italianos, russos, poloneses, árabes, portugueses e outros vem favorecendo no preparo de gostosos cardápios. Para ampliar os conhecimentos dos chefs, AEFW e o Sebrae estão projetando consultorias para 2026, com atividades mensais. Parabéns, os futuros turistas agradecem.

50 ANOS DE HISTÓRIA

No dia 13 de dezembro de 1975, alguns líderes chegados a Frederico Westphalen tiveram a ideia de promover a organização do Rotary Club. Em dezembro serão lembradas belas histórias dos 50 anos, beneficiando Promenor, Apae, Lar dos Idosos, ADF, escolas, HDP e outras entidades. Lembramos algumas ações, a chegada da repetidora da TV RBS; linha de ônibus FW-Piracicaba, pela Reunidas; Ginásio do Promenor; recolhimento de 1.200 serpentes enviadas ao Instituto Butantã para produção de vacinas; Baile dos Anos 60; as 320 famílias que tiveram o reconhecimento, com a entrega da Medalha da Comenda o Barril e outras ações.

ACAMPAMENTO

De 12 a 21 de setembro, teremos o 45º Acampamento Farrapo, comemorativo aos 90 anos da Primeira Semana Farroupilha, realizada em 1935, na então Vila Barril, coordenada pelo padre Vitor Battistella. E chegamos a mais uma edição, que será no parque de exposições, com mais de 75 galpões, devendo receber o título de um dos maiores festejos tradicionalistas do Estado.

PRAÇA DOM BRUNO

As praças e logradouros públicos devem ser usados pelas pessoas e nossa praça da matriz tem dois espaços especiais, sendo o Largo Vitalino Cerutti com a concentração das ações cívicas e sociais e a maior parte da Praça Dom Bruno para as pombas e outras aves. Quando chove, a calçada fica úmida e lisa provocando a quedas de pessoas mais idosas que transitam. Mesmo com as ações programadas pelo setor de limpeza das secretarias de Obras e da Agricultura, cedendo equipamentos e pessoas, ouço muitas perguntas. Como enfrentar a sujeira das aves? O meio ambiente gosta de aves e da sujeira ou determinaria uma ação?  

 

Fonte: