ENART/2025 I – Repetiu-se o grande feito do ano passado, com a invernada adulta do CTG Rodeio da Querência de Frederico Westphalen, mais uma vez trazendo um honrado 5º lugar para casa. Mas não importa muito o número da colocação. O que realmente importa nesta jornada de um ano de muitos ensaios, contratempos e grandes lutas, é a superação. Superação é o que define a invernada adulta do CTG Rodeio da Querência neste ano de 2025.
ENART/2025 II – Queremos falar de uma invernada que desde o mês de janeiro, sem descanso e praticamente sem recursos financeiros, ensaiava incansavelmente todas as semanas. Os dançarinos enfrentaram fadigas, distâncias de longas estradas, retornos nas madrugadas frias com chuva, neblina, tormentas, carregando filhos pequenos, passando dificuldades e adversidades. Mas com o coração pleno da certeza do que queriam: dançar mais uma vez no ENART. Fazer juz ao título do ano anterior, que lhes deu a certeza de pisar nos palcos sagrados do maior festival de arte amadora da América Latina.
ENART/2025 III – Vencido quase todo o período preparatório para o grande dia da estreia em Santa Cruz do Sul, já no final do mês de setembro, acontece a grande reviravolta na invernada adulta do CTG Rodeio da Querência. Pesando as circunstâncias, avaliando os prós e os contras, os componentes do elenco resolveram trocar de instrutor. A substituição, realizada de comum acordo entre todos os dançarinos, reorganizou toda proposta que vinha sendo construída até aquele momento. Um pouco mais de quarenta dias separavam aquele ato corajoso da estreia em Santa Cruz do Sul. Uma nova coreografia, uma nova proposta estava sendo iniciada por um grupo maduro e seguro. Começaram os ensaios da dança coreográfica de Entrada e Saída, correu-se atrás de tecidos para a confecção das pilchas, e correu-se contra o tempo com ensaios incansáveis e mais longos do que nunca, para vencer as etapas. A pré estréia para apresentar o trabalho magnífico da invernada ocorreu uma semana antes da ida a Santa Cruz do Sul. Tudo ocorreu da melhor forma possível. Tudo se ajustou nos detalhes. E o sucesso da pré estréia foi amplamente elogiado pela comunidade.
ENART/2025 IV– A invernada adulta continua no ano de 2026, com o mesmo elenco, habilidoso, afiado no sapateio e na ciranda, porém, precisando mais do que nunca do apoio financeiro para dar continuidade ao trabalho intenso que a espera. A intenção para 2026 é melhorar a colocação da invernada, para poder subir de patamar da Força B para a Força A. Ser classificado para ir a Santa Cruz e dançar nos palcos do ENART já é um grande prêmio. Mas a evolução também faz parte e por isso, o apoio aos jovens que hoje representam o CTG Rodeio da Querência é primordial em 2026.
O GRANDE CAMPEÃO DO ENART/2026 – A imprensa gaúcha divulgou amplamente o nome do grande campeão do ENART de 2025. Pela terceira vez, o DTG Poncho Verde de Panambi, 9ª Região Tradicionalista, levou para casa o troféu sonhado, o mais disputado e almejado pelos jovens tradicionalistas. O que poucos sabem é que o DTG Poncho Verde pertence a uma Escola Estadual. Isso mesmo, uma Escola pública do Estado do Rio Grande do Sul, que possui o mesmo nome: EEE Poncho Verde. Tudo iniciou através da vontade e iniciativa de um professor que fundou dentro da escola um Departamento de Dança Gaúcha. A ideia deu tão certo que ousaram se inscrever para participar do ENART na Força B. Campeões, passaram consequentemente para a Força A, indo brilhar entre as grandes estrelas de invernadas artísticas de CTGs de renome. Na Força A foram campeões em 2023 reescrevendo a história em 2025. O sucesso alcançado pelo DTG Poncho Verde deve servir de exemplo para que as tradições gaúchas sejam melhor cultivadas e ensinadas dentro das escolas no Rio Grande do Sul.