Frederico em Luz 2025 - Acertada a decisão da Administração Municipal em focar, no Frederico em Luz, a mensagem do Nascimento do Menino Jesus, ou seja o Natal em si. O presépio no calçadão da Praça da Matriz traduz-se numa mensagem forte e que leva as pessoas a vivenciarem de forma mais efetiva o Natal, a mensagem de Natal.
Coordenadoria de Saúde - Um trabalho efetivo e de resultados é realizado pela2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), de Frederico Westphalen. O órgão estadual tem à frente a coordenadora Marly Vendruscolo e a coordenadora adjunta Sirlei de Azevedo Canci. A atuação alcança 26 municípios, uma população de 189 mil habitantes.
Terceiras faixas - Em relação à BR-386, de Iraí a Sarandi, mal se consegue uns ‘tapa-buracos’ e roçadinhas e deu. Inacreditável que não se consiga, ou o Dnit não consiga por falta de recursos, implantar terceiras faixas em alguns locais da principal rodovia federal que corta a região. A região neste caso está totalmente abandonada. Mas os impostos continuam sendo pagos. E aí fica a pergunta: Quando os candidatos à reeleição a deputado federal e farão algo em relação a isso? Ou acham que somente direcionando recursos de emendas a população ‘se aquieta’?
Polícia Federal I - Uma ofensiva da Polícia Federal deflagrada na terça-feira tem como alvo uma organização criminosa que desviou R$ 22,5 milhões destinados à área da saúde no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Duas pessoas foram presas, ambas no território gaúcho, sendo uma em Porto Alegre e outra em Gravataí, na Região Metropolitana. A ação conta com apoio técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) e da Controladoria-Geral da União (CGU).
Polícia Federal II - Batizada de Operação Paralelo Cinco, a ação incluiu o sequestro de 14 imóveis, apreensão de 53 veículos e de uma embarcação, além do bloqueio de valores em contas bancárias. Além dos presos, outras medidas cautelares foram impostas aos 20 investigados, como afastamento de funções, suspensão de atividades econômicas, restrição de acesso a órgãos públicos e proibição de contato entre os envolvidos.
A COP 30 - Belém é a capital mais favelizada do país, de acordo com o IBGE. Quase 60% da população mora em favelas. Não tem nem sequer arremedo de esgoto. Essa realidade foi mostrada ao mundo num evento mal organizando, de muita gastança do dinheiro público e metas anunciadas. O Brasil é corrupção e mais corrupção e um faz de conta sem precedentes.
Transição energética - Um dos principais pontos de frustração, na COP 30, foi a ausência do mapa do caminho para a eliminação gradual dos combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral, os principais responsáveis pelas emissões dos gases que causam o aquecimento global. O governo insistiu na aprovação de um texto que abordasse alguma proposta de cronograma de implementação dessa transição energética. Mas, enquanto isso, o Brasil avança na exploração do petróleo.
Santa Catarina - Detentos do sistema prisional de Santa Catarina que trabalham vão passar a receber remuneração em uma conta bancária individual no Banco do Brasil. A chamada conta pecúlio foi criada no último dia 13, por ato do governador Jorginho Mello (PL), durante a 4ª Mostra Laboral da Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), em Florianópolis (SC). Neste ano, o estado catarinense firmou 51 novos termos de parceria com prefeituras e empresas catarinenses em iniciativas que buscam a ressocialização dos presos, atingindo 33% da população carcerária envolvida em algum tipo de serviço, o equivalente a cerca de 9,5 mil pessoas.
Mais SC - Dos 9,5 mil detentos que trabalham no estado, 7,9 mil exercem atividades no próprio presídio, onde há espaço para que a empresa instale a estrutura e coordene a produção. "Um exemplo é a Intelbras, que tem parceria na Penitenciária de São Pedro de Alcântara. O doutor Jorge Freitas veio me elogiar pela qualidade dos telefones que são montados na unidade. Um trabalho bem feito, com qualidade e é por isso que tem uma fila de empresários querendo fazer parcerias com a gente", comemorou o governador catarinense.
Parcerias - Santa Catarina mantém 217 parcerias laborais ativas. Além disso, 33 editais de contratação de mão de obra prisional foram abertos neste ano, beneficiando 2.904 custodiados. De acordo com a Sejuri, outros oito editais – com potencial para incluir mais 877 pessoas – estão em fase de publicação.