Agora é Barcelona x Real Madrid
Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 28 de novembro de 2025

Na semana passada, o Sr. Normando Bambini, Élio Zanchet e eu visitamos as esfuziantes cidades de Taquaruçu do Sul e Vista Alegre com a finalidade de expor as condições e vantagens da Fazenda Cristo Rei, de Frederico Westphalen. Esta instituição é uma casa de recuperação para dependentes químicos, particularmente vítimas das drogas e do álcool. Quanto é doloroso para uma família ter um doente que está sob o domínio dos dois terríveis males. Através de um tratamento científico de dez meses, após desintoxicação, com quase certeza absoluta, podemos devolver este membro ao convívio familiar, praticamente curado.  Muitos fazem um tratamento de algumas semanas, após as quais, sentem um alívio, sensação enganosa de uma cura. Mas é só cair no antigo vício, ao primeiro gole, e a dolorosa situação retorna.

Os custos do tratamento não ultrapassam um salário mínimo. Mas a recuperação de um dependente não tem preço que pague. Como reza o Evangelho, o indivíduo sai da Fazenda HOMEM NOVO. Já que se respeita o anonimato, a Casa carece de maior divulgação, assim que estivemos nas prefeituras acima, para dar ciência aos gestores da existência e funcionamento deste lar terapêutico para os dependentes.

Em Taquaruçu, em contato com o dinâmico prefeito Luiz Blanco Alves, pudemos constatar a existência de belas moradias, com ruas asfaltadas e a reforma do antigo moinho, hoje dependência da prefeitura. Todavia, já está em construção um centro administrativo para abrigar os destinos e decisões do município. Quando lá vivi, as casas eram na maioria de madeira e nos dias de chuva, amassava-se barro nas ruas. Com uma gestão competente e espartana, onde se economiza até o centavo, o desenvolvimento se alastra e a população convive com tranquilidade.

Igualmente em Vista Alegre, recepcionados pelo prefeito Rudinei Bridi, deparamos com idêntica situação, construções modernas, asfalto nas ruas e uma comunidade feliz, de raízes agrícolas, que não abandonou o hábito da enxada. As moradias dispõem de hortifrutigranjeiros, cultivados sem agrotóxicos. O mandatário estava aboletado no alto do prédio, tendo de escalar quase uma centena de degraus. Perguntei o motivo de subir este calvário. Respondeu que assim evitava muitas ‘mordidas’ da sua gente...  Estes dois municípios, eu não mentiria, se escrevesse que são pedaços da Suíça.

Interessante que estas duas localidades sempre mantiveram uma sadia competição, na religião, na política e no esporte. Na religião, ainda hoje os vista-alegrenses reclamam que os de Taquaruçu ‘roubaram’ o São Roque. O prefeito Bridi, em represália, vai reconstruir o “capitel” (antiga capelinha). Em política, quando as duas localidades pertenciam ao município de Frederico Westphalen, Taquaruçu ajudou a eleger o Prefeito Nerone Campo, que era de Vista Alegre. Em compensação, posteriormente, Vista Alegre votou em Lindo Cerutti, que pertencia a Taquaruçu. No futebol, o Jonir Piaia, se lembra que escrevi um artigo O GRE-NAL DA ROÇA, pela rivalidade entre o Botafogo e o Sol de América. Há dias, Jonir, o Botafogo aplicou 4 x 1 no Sol de América!!! As cidades subiram tanto de patamar, tanto evoluíram, que a disputa não é mais Gre-Nal e sim, Barcelona x Real Madrid.

Fonte: