Uma pesquisa feita na Universidade Federal Fluminense (UFF) resultou em uma ferramenta de inteligência artificial (IA) capaz de detectar notícias falsas, as famosas fake news, nas redes sociais. O método foi desenvolvido pelo engenheiro de telecomunicações, Nicollas Rodrigues, em sua dissertação de mestrado da faculdade.
A ferramenta se destaca pela alta precisão, acertando em 94% dos casos analisados. O estudo avaliou mais de 30 mil mensagens publicadas na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter).
O estudo testou três metodologias, destacando-se duas delas. A primeira envolveu treinar um algoritmo com notícias verdadeiras, que classificava aquelas que não correspondiam ao perfil aprendido. A segunda utilizou uma análise estatística, focando na frequência de palavras e combinações específicas que aparecem em notícias falsas.
Os resultados do trabalho podem se transformar em ferramentas úteis para o usuário da internet identificar notícias que apresentam indícios de mentiras e, assim, ter cautela maior com aquela informação.