Em meio a resultados ruins e instabilidades dentro de campo, os gremistas puderam sorrir nesta terça-feira, 15, com a entrevista coletiva de anúncio da compra da gestão da Arena do Grêmio. O negócio foi realizado pelo empresário, torcedor, e pré-candidato à presidência do imortal, Marcelo Marques, que já havia anunciado na sexta-feira, 11, em suas redes sociais a assinatura do acordo que gira em torno dos R$ 130 milhões.
Entenda o negócio
Para realizar a compra do estádio, Marcelo Marques desembolsou os seus R$ 130 milhões em duas frentes diferentes, a primeira diz respeito a um valor de R$ 50 milhões que anteciparam o final da interferência da empresa Arena Porto-Alegrense, que pertence ao Grupo Metha (antiga OAS) e geria o funcionamento do estádio. A segunda quantia, de R$ 80 milhões, corresponde aos dois terços da dívida pelo financiamento do estádio, o outro terço já havia sido adquirido pelo Grêmio.
Em entrevista na manhã desta terça-feira, 15, o empresário dono da “Marquespan – Alimentos” salientou que o estádio será repassado ao imortal como forma de doação. “Quem ajudou não foi um milionário ou bilionário, foi um torcedor do Grêmio. Um igual a vocês.”, enfatizou o empresário emocionado na entrevista coletiva.
Com a compra do estádio, o Grêmio já possui liberdade para “fazer as coisas do seu jeito” na Arena, a começar pela partida contra o Alianza Lima, do Peru, na próxima quarta-feira, 23, com uma baixa considerável no preço dos ingressos, uma das principais reclamações da torcida tricolor. Até 2026, o processo de administração das operações do estádio estará sob transição entre Grêmio e Arena Porto-Alegrense, com o clube gaúcho já podendo tomar algumas decisões em relação as partidas realizadas em Porto Alegre.
Projetos para o futuro
Com a compra da casa, após 13 anos da sua inauguração, o Grêmio projeta um acréscimo de R$ 50 a R$ 100 milhões a partir do ano de 2026, podendo ficar com 100% da renda de bilheteria. O imortal também deixará de pagar anualmente um valor de aproximadamente R$ 20 milhões para a Arena Porto-Alegrense, que representava a quantia cobrada para que os sócios gremistas pudessem ter o acesso livre ao estádio.
Outro planejamento, este dito por Marcelo Marques na entrevista coletiva, é o de aumentar a média de público do tricolor, que viu os seus apoiadores se afastarem das arquibancadas devido ao alto preço dos ingressos. “Aumentar o número de sócios, vender todas as cadeiras, depois implantar o check-in, ter preços bem atrativos, bem atrativos mesmo, para a Arena sempre ter no mínimo 30 mil pessoas”, enfatiza o empresário.
Por fim, outro ponto muito detalhado pelo pré-candidato à presidência do clube é o de aumentar a quantidade de sócios do Grêmio, atingindo números bem expressivos. “Eu peço que esse gesto (compra da Arena) sirva para eles (torcedores), para tocar no coração que o Grêmio vai ser gigante. O Grêmio vai botar pra derreter, mas precisa ter 300 mil sócios. Eu conto com vocês, torcida do Grêmio.”, afirma Marcelo Marques.