Publicidade
Planejamento
URI/FW e Amzop projetam Fórum Regional de Desenvolvimento
Evento que reunirá as equipes de governo da região será realizado dia 22 de agosto, na universidade
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quinta, 17 de julho de 2025 às 16:41h
Atualizado em: quinta, 17 de julho de 2025 às 16:46h

Para ampliar as políticas de desenvolvimento já praticadas e planejar novas demandas que nortearão a região, será promovido o Fórum Regional de Desenvolvimento, na URI/FW, no dia 22 de agosto, a partir das 13h30min, na sala 303-D, prédio 10. A programação será desenvolvida pela universidade e pela Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop). Devem participar prefeitos e suas equipes de governo.
Com o intuito de definir detalhes sobre o evento, aconteceu reunião na sede da Amzop, na quarta-feira, 16, com a presença da diretora-geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, e da diretoria da associação.
Segundo Elisabete, os debates no fórum serão voltados a seis eixos para que os municípios e a região possam crescer juntos. “Isso porque, fazemos parte do mesmo território e, principalmente, queremos que o alinhamento destas propostas gere políticas públicas e que elas sejam espaços e oportunidades de crescimento”, frisa a diretora. 
O presidente da Amzop e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, elogiou a iniciativa do evento, pois entende que as administrações públicas devem trabalhar unidas, aproveitando o que cada município faz de bom para compartilhar com os demais e juntos poderem focar no progresso regional.

Publicidade

Dinâmica do evento
Durante o fórum será utilizada a dinâmica de rotação por estações em que os participantes serão divididos em grupos e vão trocando de espaços para discutir as temáticas que abordarão os diversos eixos.
Serão trabalhados os temas Agroalimentar e ambiental; Saúde, longevidade e bem-estar; Sociedade e tecnologia; Educação e cultura; Economia regional e turismo; e Planejamento e cidades inteligentes.
Ao final dos debates, os relatores (professores da URI) apresentarão as diretrizes pensadas em cada mesa para desencadear os eixos de desenvolvimento que a Amzop poderá considerar relevante para o desenvolvimento regional.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom URI/FW