Publicidade
Educação
Projeto TransBordando oferece oficinas artesanais para adolescentes da rede pública
Iniciativa une educação, cultura e desenvolvimento para valorizar o fazer manual e despertar a criatividade juvenil
Por: Henrique Brocco
Publicado em: quinta, 17 de julho de 2025 às 17:11h
Atualizado em: quinta, 17 de julho de 2025 às 17:18h

O projeto TransBordando, uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e de Indústria, Comércio e Turismo na quinta-feira, 17. Desenvolvido no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), o projeto oferecerá oficinas de formação manual e artística para adolescentes da rede pública municipal no contraturno escolar, sob orientação da professora e artesã Luciane Vanzin da Rocha, registrada na Carteira Nacional do Artesão .

Publicidade

Durante o evento de lançamento, a secretária de Educação, Maristela Piovesan Freitas, destacou que o projeto é resultado das escutas realizadas com a comunidade escolar e tem como objetivo desenvolver competências socioemocionais por meio do resgate do fazer artesanal. A secretária de Indústria e Comércio, Rosana Salton, complementou, afirmando que as oficinas também representam oportunidades de construção de identidade, cidadania e expressão cultural para os adolescentes.

Na ocasião, a professora Neri Wirt foi anunciada como madrinha do TransBordando. Conhecida por sua atuação na educação, literatura e artesanato, Neri foi homenageada como referência e inspiração para os participantes do projeto. Emocionada, agradeceu o convite e declarou estar feliz em contribuir com uma proposta que aposta na criatividade como ferramenta de transformação.

O lançamento contou com a presença do vice-prefeito Chester Francescatto, da segunda-dama Isabel Francescatto, de diretores escolares, professores e representantes dos projetos Frederico em Luz e Arte, Educação e Cidadania da Escola Municipal Maria Falcon.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai