Marcelo dos Santos, sommelier natural de Frederico Westphalen, foi coroado campeão do Desafio Sul-Americano de Sommeliers, cuja grande final foi exibida neste sábado, 26, ao vivo pela Band Paraná e no YouTube da emissora.
Competindo com Rosa Fattori, de Gramado, e João Vitor Czapiewski Franzoni, de Laranjeiras do Sul (PR), Marcelo encantou o júri técnico e conquistou o título após uma trajetória marcada por precisão técnica, criatividade em harmonização e sensibilidade na degustação.
Com cinco episódios repletos de desafios técnicos, provas cego degustativas e harmonizações elaboradas, o reality show — uma parceria entre a Band Paraná e o Centro Europeu — reuniu 13 sommeliers dos três estados do Sul do Brasil em busca do reconhecimento como o melhor da região.
Sobre o campeão
Marcelo, 37 anos, construiu uma sólida carreira na enogastronomia na Serra Gaúcha, atuando em vinícolas do Vale dos Vinhedos e tendo sido vice-campeão do concurso de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul em 2023. Descrito como “blend de vinhas velhas: complexo, aromático e com potencial de guarda”, ele destacou-se por aliar técnica apurada à paixão pelo vinho.
Em mensagem nas redes sociais, Marcelo agradeceu ao apoio de fãs de todo o Brasil, em especial das regiões de Bento Gonçalves, Frederico Westphalen e outras cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro.
A final
A disputa final, reuniu os três finalistas para testes sensoriais decisivos — incluindo análise de vinhos em degustação cega, seleção de rótulos e provas de harmonização com pratos típicos da gastronomia regional. A apresentação do programa ficou por conta do comunicador Maicon Santini.