A Secretaria Municipal de Educação e Cultura definiu nesta semana a patronesse da 40ª Feira do Livro de Frederico Westphalen, que será realizada em outubro. A homenageada será a professora Ophelia S. Buzatto Paetzold, referência na educação local e regional.
O convite aconteceu na noite de segunda-feira, 11, com uma serenata surpresa, seguida pela visita da secretária municipal de Educação, Maristela Piovesan Freitas; acompanhada da primeira-dama, Vera Girardi; e da esposa do vice-prefeito, Isabel Francescatto; à residência da professora.
Aos 86 anos, e prestes a completar 87 nesta sexta-feira, 15, Ophelia recebeu a notícia com emoção. “Foram inúmeros os desafios na vida e sempre consegui superá-los. Com apoio da família, vou sim aceitar mais esse", afirma.
Para a secretária Maristela, a escolha é motivo de celebração. "Muitas pessoas passaram pela professora Ophelia e se tornaram professores graças a ela e ao seu conhecimento enquanto docente da URI. Ela terá muito a colaborar, além de ser uma justa homenagem pelos anos dedicados à educação", destaca.
Nos próximos dias, a programação da feira deverá ser concluída, com a definição da data para o lançamento oficial, que contará com a presença da patronesse, além da apresentação da logomarca e dos materiais que vão marcar a edição.
Trajetória de dedicação à educação
Natural de Frederico Westphalen, Ophelia iniciou seus estudos na Escola Auxiliadora e, posteriormente, na Escola Nossa Senhora da Glória, em Porto Alegre, onde concluiu o curso ginasial. Retornou à cidade em 1965, como professora da Escola Cardeal Roncalli.
Formada em Letras – Português e Francês e em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de Passo Fundo, com mestrado em 1969, Ophelia foi diretora da Escola Cardeal Roncalli por 11 anos, em duas gestões.
Ao lado de outros líderes educacionais, esteve na fundação da Fesau/URI e do Instituto de Ensino Alto Uruguai (Iesau), sendo peça-chave na implantação do primeiro curso superior da região, em março de 1970. Sua atuação se estendeu ao Codemau, ao Polo Tecnológico da URI e a escolas municipais, estaduais e particulares de toda a região.
Participou de jornadas universitárias por mais de cinco décadas e fez parte, por vários anos, do Conselho Regional de Secretários da Educação, discutindo temas fundamentais para o desenvolvimento educacional.