Publicidade
Habitação rural
Palmitinho assina contratos para construção de 10 novas casas do PNHR
Programa já viabilizou mais de 440 unidades habitacionais no município desde 2009
Por: Camila Oliveira
Publicado em: sexta, 05 de setembro de 2025 às 10:55h
Atualizado em: sexta, 05 de setembro de 2025 às 13:34h

Palmitinho avançou no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) com a assinatura de contratos para a construção de 10 novas casas em cerimônia realizada na quarta-feira, 3, na Câmara de Vereadores. Criado em 2009, dentro do Minha Casa Minha Vida, o projeto já garantiu a construção de mais de 440 moradias no interior do município, consolidando-se como uma das principais políticas públicas para possibilitar a permanência de agricultores em suas comunidades. A ação conta com a articulação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), que organiza os grupos de beneficiários e conduz o processo de inscrições, garantindo que a população tenha acesso ao programa.

Publicidade
Publicidade

As famílias contempladas recentemente foram inscritas entre o final de 2022 e início de 2023 e passaram por todo o processo de documentação e análise até a contratação atual. Cada nova unidade terá custo de R$ 75 mil, sendo R$ 70 mil subsidiados ao beneficiário. Segundo o presidente em exercício do STR de Palmitinho, Bruno de Borba, a organização dos grupos e das inscrições é fundamental para que tantas famílias tenham acesso à iniciativa no município. É o movimento sindical que viabiliza essa política pública, através de negociações entre a Coohaf e órgãos federais. O Sindicato se apresenta como entidade organizadora, que garante a adesão dos beneficiários associados”, conta.

O ato de assinatura contou com a presença do prefeito Benhur Barth; Bruno de Borba, presidente em exercício do STR; Deonir Sarmento, presidente licenciado do STR, 2º vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fetag) e secretário de Planejamento; Juarez Cândido, presidente da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Coohaf); Ivete Teresinha Rodrigues dos Santos, assessora regional da Fetag Médio e Alto Uruguai e assistente social do projeto habitacional; Vinicius Bonafé, engenheiro civil responsável; e secretários municipais.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos