Integrando a comemoração dos 70 anos de Frederico Westphalen, o Projeto Cápsula do Tempo, reunirá mensagens, fotos e documentos, entre outros materiais, que representam o momento atual, bem como os sonhos e expectativas da cidade que serão revelados apenas em 2055, quando o município completar 100 anos. O projeto é conduzido pela administração municipal em parceria com a Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen.
Como funcionará
O depósito da urna com os documentos será realizado em uma cerimônia prevista dentro da programação da Feira do Livro, entre os dias 21 e 24 de outubro, mas os objetos e documentos que a população deseja depositar na urna histórica deverão ser entregues na Associação Empresarial ACI/CDL até o dia 10 de outubro.
Quem pode participar
Escolas, clubes de serviços e entidades esportivas e sociais, universidades e Câmara de Vereadores já foram convidadas a colaborar com destinação de documentos para serem depositados na cápsula, mas empresas com mais de 25 anos de fundação (completados até 2025), também poderão participar, desde que atendam aos critérios estabelecidos no edital publicado pela administração municipal.
O que pode ser depositado na urna
Foi definido pela comissão organizadora que poderá ser guardado na Cápsula do Tempo, textos produzidos em 2025 que respondam à pergunta: “Qual cenário você deseja para Frederico Westphalen daqui a 30 anos?”, sendo que o mesmo deve estar impresso ou escrito a próprio punho, em folha A4, com autor identificado. Também serão aceitos jornais embalados, documentos diversos, desde que dentro do formato A4, ou que se enquadrem neste tamanho e também fotografias. As imagens deverão conter informações sobre o autor, data, local e identificação das pessoas que estão na imagem.
Onde fazer a destinação dos objetos
A Associação Empresarial está recebendo os documentos e guardando em uma urna provisória. Estes materiais só serão recebidos até o dia 10 de outubro.
Onde será depositada a urna
A urna do Projeto Cápsula do Tempo será colocada em local devidamente preparado na praça da matriz, com a devida segurança para que fique protegido durante as três décadas que aguardará para ser revelada aos moradores de Frederico Westphalen em 2055.