A Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) deu mais um importante passo em prol da integração e do fortalecimento da gestão pública regional ao instituir o Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde, uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul.
A criação do conselho tem como objetivo promover a integração entre os gestores municipais de saúde, fortalecendo o diálogo, a troca de experiências e a construção conjunta de políticas públicas voltadas à melhoria dos serviços prestados à população. A proposta também busca fortalecer o papel dos secretários municipais como agentes estratégicos no planejamento e execução das ações regionais de saúde.
Como presidente do conselho foi eleito o secretário municipal de Saúde de Palmeira das Missões, Sidi Oliveira, que destacou o compromisso em construir um espaço colaborativo e técnico, voltado à busca de soluções conjuntas para os desafios da saúde pública. O vice-presidente é o vice-prefeito de Lajeado do Bugre, Maico de Lima, reforçando o caráter participativo e regional da nova estrutura.
Na quinta-feira, 9, o coordenador técnico de Saúde da Famurs, Paulo Azeredo Filho, participou de uma reunião de trabalho do conselho, onde destacou o movimento inédito da Amzop na criação desse grupo de trabalho, ressaltando a importância de iniciativas regionais que fortalecem as ações em saúde municipais e regionais, e aproximem as gestões municipais.
Segundo o presidente da Amzop, Adilson Balestrin, a iniciativa reflete o compromisso da entidade e das equipes de governo municipais com o desenvolvimento regional e com a construção de soluções conjuntas para a área da saúde. “A saúde pública exige união, planejamento e visão regional. A criação deste Conselho representa um avanço histórico para os nossos municípios e reforça o protagonismo da Amzop como articuladora de políticas públicas que melhoram a vida das pessoas”, destacou Balestrin.