Iniciou na última quarta-feira, 4, o prazo para solicitação da dispensa da Prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O pedido deve ser realizado pelo aluno ou instituição de Ensino Superior até 21 de janeiro, através do Sistema Enade.
Casos como acidente, assalto, extravio de documentos de identificação, luto, compromissos profissionais, questões relacionadas à saúde, entre outros, devem solicitar a dispensa e realizar o envio de documentos e comprovantes, conforme exigências previstas no edital. A solicitação só será atendida a partir da análise dos comprovantes enviados. No caso de eliminação por descumprimento de normas, não é possível solicitar dispensa.
Regularidade
Alunos com pedidos deferidos serão automaticamente regularizados no Enade 2022, porém, é necessário que não haja pendências com o Questionário do Estudante. A listagem de regulares pode ser acessada no Sistema Enade. A análise e deliberação das solicitações vão até 27 de janeiro.
O Enade é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e visa verificar o rendimento, competências e habilidades necessárias para a formação profissional.
Em Frederico Westphalen, estudantes formandos dos cursos de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-FW) e de Psicologia, Administração, Direito e Ciências Econômicas da Universidade Regional Integrada (URI/FW) realizaram a prova.