A Consulta Popular 2025/2026 será lançada nesta quarta-feira, 30, em assembleia regional promovida pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau). O encontro ocorrerá a partir das 9h30min, no auditório da URI, campus Frederico Westphalen, e marcará o início da construção coletiva das demandas que poderão ser contempladas no orçamento do Governo do Estado para o exercício de 2026.
Durante a assembleia, representantes da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS (SPGG-RS) apresentarão a metodologia desta edição, com explicações sobre etapas do processo, critérios técnicos e forma de seleção das propostas. Também será definido o número de iniciativas que irão compor a cédula de votação da região, bem como quantas serão eleitas, com base na proporção de votos e na distribuição dos recursos entre os 28 Coredes.
Ao todo, o Governo do Estado disponibilizou R$ 60 milhões para a Consulta Popular 2025/2026, valor que será repartido entre todas as regiões conforme critérios já estabelecidos. Uma das novidades deste ano é a antecipação do cronograma, com a votação de forma digital entre os dias 6 e 10 de outubro e divulgação dos resultados prevista para 17 do mesmo mês.
Como vai funcionar
A população pode enviar sugestões de propostas até o dia 10 de agosto, acessando o site da Consulta Popular e utilizando o login cidadão. As propostas passarão por análise técnica antes de serem incluídas na cédula de votação.
A presidente do Codemau, Marcia Faccin, destaca a importância do envolvimento dos gestores públicos, vereadores, lideranças e da população em geral. “A Consulta Popular é uma ferramenta democrática para que a sociedade participe da definição das prioridades regionais. Quanto mais pessoas envolvidas, maior será a força das decisões coletivas no desenvolvimento da nossa região”, afirma.