O torcedor que reservou o seu tempo da noite de quarta-feira, 4, para acompanhar o duelo entre Grêmio e Botafogo pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro ganhou uma grande experiência, assistir dois jogos em um só. No primeiro tempo, melhor para o time carioca, que tinha mais facilidade na criação e dominava o duelo na Arena. Já na etapa complementar, os últimos 45 minutos foram completamente azuis, com a equipe de Luís Castro apresentando um desempenho que o torcedor espera ver ao longo de 2026.
Primeiro tempo de “Fogo”
O início de primeiro tempo foi marcado pela tentativa tricolor de sufocar o adversário na saída de bola, porém, com uma marcação ainda desencaixada, a equipe gaúcha cedia muitos espaços para o time de Martin Anselmi. E foram os erros de marcação que originaram o primeiro gol do Botafogo, marcado por Arthur Cabral, após receber um lançamento e vencer os dois zagueiros gremistas.
Mesmo jogando melhor, a defesa do Glorioso não sustentou a vantagem e marcou bobeira, deixando Carlos Vinícius a vontade para empatar o confronto. Entretanto, só uma equipe merecia ir para o intervalo com a vantagem, e essa equipe era o Botafogo, que retomou as rédeas após uma linda jogada trabalhada terminando no gol de Danilo.
Segundo tempo de “Pose”
Na volta para o intervalo, Luís Castro realizou ajustes no seu time e promoveu a entrada de Amuzu no lugar de Pavón. O ingresso do belga trouxe uma resposta imediata e o próprio fez bela jogada pela esquerda para encontrar Carlos Vinícius, que de cabeça, empatou novamente o confronto.
Apenas dois minutos mais tarde, o jogo mudou totalmente, com o pênalti cometido por Alex Telles após a bola bater em seu braço que estava numa posição antinatural. Na cobrança, Carlos Vinícius, sempre ele, teve toda a tranquilidade para chutar no canto e marcar o terceiro na noite. Para coroar a reação e a boa mexida, o Grêmio aumentou o placar, em nova jogada de Amuzu pela esquerda, desta vez achando Tetê, que de primeira, marcou o seu primeiro gol com a camisa profissional do Tricolor.
A partir daí, a partida que por hora teve um domínio, mudou completamente de dono e quem fazia a festa era a torcida gremista. E para confirmar a vitória, Edenílson, vindo do banco, aproveitou o rebote do goleiro Neto para fazer o quinto do Grêmio.
Ainda houve tempo para o Glorioso descontar, em mais um gol de Danilo, que de voleio, contou com o desvio em Wagner Leonardo para matar o goleiro Weverton e descontar. Mas naquele momento, nada mais tirava a vitória do time de Luís Castro, que somou os seus primeiros três pontos no Brasileiro e quebrou uma sequência de três jogos sem vitórias.
Ainda há muito a fazer
Mesmo com a vitória e o grande desempenho do segundo tempo, o português enfatizou na coletiva que o nível de atuação ainda está longe do esperado, tendo muito a se melhorar, em especial na parte defensiva, que novamente tomou gols.
Enquanto Castro ainda busca soluções, o Imortal já volta a campo no próximo sábado, 7, às 18h30min, na Arena, diante do Novo Hamburgo, pelo jogo único das quartas de final do Gauchão. Para este duelo, a tendência é de uma equipe alternativa, com a preservação dos titulares visando a sequência do Campeonato Brasileiro.